domingo, 25 de novembro de 2007

Praça da Poesia

O prefeito João Henrique (de camisa azul escura) e os poetas na Praça
A Floriano Peixoto – a praça mais bela de Macapá – agora é também a Praça da Poesia. Desde sexta-feira pode-se caminhar entre poemas à margem do lago natural. O projeto “Praça da Poesia” foi inaugurado sexta-feira pela Prefeitura de Macapá com a fixação de 30 placas com trechos de poemas de poetas do Amapá e de outros estados da Amazônia. A idéia, encampada pelo prefeito João Henrique, foi do grupo Abeporá das Palavras, presidido pela professora e poeta Carla Nobre.
“É um reconhecimento para com os nossos poetas, mostrando o quanto seus versos são importantes para constituir nosso patrimônio imaterial e, portanto, nossa história tucuju”, disse o prefeito no ato de inauguração. João Henrique leu poesias, cantou e prometeu que a partir de agora dará mais apoio à literatura amapaense. O próximo passo da Prefeitura será a publicação de uma antologia destes 30 poetas como parte da programação dos 250 anos de fundação de Macapá, em fevereiro do ano que vem.
“Macapá fica mais bonita e mais terna com a poesia espalhada pelas praças da cidade”, disse o escritor Paulo Tarso, presidente da Associação Amapaense de Escritores.
Nas fotos abaixo: a poeta Carla Nobre e o prefeito João Henrique; eu e a poesia de meu pai Alcy Araújo; o poeta Paulo Ronaldo (Amanhã eu publico mais fotos)



POETAS HOMENAGEADOS:
Álvaro da Cunha
Alci de Jesus
Alcinéa Cavalcante
Alcy Araújo Cavalcante
Aluízio da Cunha
Antônio Juraci Siqueira
Aracy Mont’Alverne
Aroldo Pedrosa
Arthur Nery Marinho
Carla Nobre
Cordeiro Gomes
Elíude Viana
Fernando Canto
Herbert Emanuel
Isnard Lima
Ivo Torres
Janete Santos
José Pastana
Leão Zagury
Manuel Bispo Corrêa
Obdias Araújo
Paulo Ronaldo
Paulo Tarso
Ricardo Pontes
Sílvio Leopoldo
Vandério Pantoja
Thiago de Mello (Amazonas)
Rui do Carmo (Pará)
Paes Loureiro (Pará)
Eliakin Rufino (Roraima)