segunda-feira, 28 de abril de 2008

Gilberto Gil em Macapá

Gilberto Gil discursa na Fortaleza de São José de Macapá

E o ministro Gilberto Gil veio. Conheceu o Curiaú, concedeu entrevista na sede do Conselho das Associações de Afrodescendentes e assinou um acordo de cooperação técnica com o governo do Amapá, na Fortaleza de São José de Macapá.

Gil deve ter pago grande parte de seus pecados por aqui. Foi levado para a sede do Conselho de Afrodescedentes para dar entrevista coletiva num espaço minúsculo, super desconfortável e quente e sem mesas e cadeiras.

Mais tarde, na Fortaleza, foi obrigado a ouvir discursos quilométricos das autoridades locais. O governador em exercício Pedro Paulo Dias, por exemplo, fez um discurso enorme e monótono, relacionando todos os ministros que já botaram os pés nesta terra e convênios e acordos assinados com o governo federal.

Representantes da maioria dos segmentos culturais reclamaram porque a agenda do ministro foi voltada apenas para os afrodescendentes: visita ao Curiaú e sede do Conselho e apresentação de Marabaixo na Fortaleza. "Gilberto Gil não é apenas ministro dos afrodescendentes. Ele é ministro da cultura. Nessa visita dele ao Amapá foram esquecidos todos os outros segmentos como a música, a literatura, dança, artes visuais e teatro", reclamou um artista plástico.