sexta-feira, 18 de abril de 2008

O mosquito e os porcalhões

Recebi e-mail da secretária municipal de manutenção urbanística, Gláucia Maders, parabenizando este blog pela campanha contra a dengue e agradecendo por estarmos ajudando a Prefeitura a identificar os pontos críticos que podem desencadear uma epidemia de dengue na cidade.
Gláucia lamenta que muitos porcalhões insistem em não entender a importância de participação de cada um no combate a dengue. "É preciso que cada um seja um fiscal", ressalta a secretária municipal, lembrando que enquanto não houver essa conscientização é muito díficil combater a doença.
Enquanto isso, estudantes da faculdade UVA têm entulhado minha caixa de e-mail com chororô, faniquitos e ofensas morais porque eu disse aqui no blog que muitos deles emporcalham frentes de lanchonetes, calçadas e paradas de ônibus que ficam próximas à faculdade.
Ficaram ofendidos, chorosos e agressivos. Uns prometem me processar, outros querem me bater e há ainda aqueles - que imagino serem os líderes dos porcalhões - que disparam ofensas morais com a linguagem mais porca que se pode imaginar, quer dizer, são porcalhões até na linguagem.
Dois mandaram um e-mail educadinho, reclamam do posicionamento do blog, argumentam com clareza e não baixam o nível. Esses com certeza não fazem parte do time dos suínos e merecem respeito.
Outros, embora estejam cursando uma faculdade, ainda tem mentalidade de moleque mal-educado, daqueles que metem o nome da mãe em tudo. Verdade! Recebi mensagens com expressões “tua mãe é porca”, “tua mãe é vadia” e outras do tipo. Morri de rir, mas ao mesmo tempo senti pena deles.
Uns afirmam que a UVA é uma instituição séria. E eu - até prova em contrário - concordo com eles. Mas que tem alunos porcalhões, ah, isso tem! E como tem! A culpa é da UVA? Não. Nenhum professor de curso superior vai perder tempo ensinando pra marmanjo noções de higiene. Isso se aprende em casa e no grupo escolar.
Um me informa que perdi três mil leitores, número, segundo ele, de alunos da UVA. Obrigada pela informação. Eu não sabia que todos os alunos da UVA acessavam este blog. Perdi todos esses leitores? Não tem problema. Podem parar de ler meu blog, podem deletar dos seus favoritos, mas parem de emporcalhar a cidade. Aliás, o tempo que vocês gastavam lendo este blog vocês podem aproveitar pra fazer uma campanha, por mais tímida que seja, de combate à dengue. Se cada um fizer um pouquinho isso aqui não vai virar Rio de Janeiro.
É verdade que nem todos os acadêmicos da UVA são porcalhões. Há aqueles que são incapazes de jogar uma tampinha de refrigerante ou um papel de balinha na rua. Já vi uma moça amassando e colocando na sua mochila um copo descartável para não jogá-lo no chão.
Um outro me contou que até tentou fazer um campanha de conscientização entre os colegas, mas não sentiu receptividade.
Bom, esse papo já está ficando muito longo. Então encerro por aqui, mas dizendo que não vou desistir desta campanha contra a dengue e que quem não quiser ser chamado de porcalhão que não emporcalhe a cidade. Combinado?