terça-feira, 8 de abril de 2008

Macuricando a urna

Candidatura de Roberto Góes pode ser abortada
A Executiva do PDT decidiu ontem que o deputado estadual Roberto Góes é o candidato do partido a prefeito de Macapá e até já escolheu o coordenador da campanha: Eider Pena.
Líder maior do partido, o governador Waldez Góes não saiu por aí festejando a decisão. É que, apesar de ser primo de Roberto, de repente Waldez poderá ter que abortar a candidatura do primo para apoiar o compadre Lucas Barreto (PTB) ou a petista Dalva Figueiredo, que mexe os pauzinhos lá em cima para que o presidente Lula dê uma ligadinha para Waldez pedindo (ou ordenando) que ele apóie a Dalvinha.


Fátima não emplaca
No PMDB Fátima Pelaes e Jaime Nunes brigam pela indicação. Um terceiro grupo defende que o PMDB apóie Lucas Barreto, do PTB.
Boa de voto para o Legislativo, Fátima sonha com um cargo executivo, mas todas as vezes que tentou teve desempenho vergonhoso nas urnas. Certa vez, como candidata a prefeita de Macapá com total e irrestrito apoio de José Sarney, Fátima ficou em último lugar.

Me engana que eu gosto
O governador Waldez Góes me disse ontem que não é candidato a nada em 2010. Jurou que quando terminar seu mandato o mais quer é descansar e que jamais tentará uma eleição para o Senado.
Ok. Eu acredito nisso e em matinta-perera, mapinguari, curupira e mula-sem-cabeça.

Estão enganando de novo o Jaime
Empresário de sucesso, Jaime Nunes não acerta uma – e é enganado facilmente – quando o assunto é eleição.
Em 2004 jurava que ia ser o candidato do PMDB a prefeito, não deu. Tentou a vaga de vice, acendendo vela para o PDT, PTB, PMDB, PT e alguns nanicos, não conseguiu. Mas recebeu a promessa de ser o candidato a vice-governador, na chapa de Waldez Góes, em 2006. A promessa não foi cumprida.
Prometeram-lhe então a presidência da Liga das Escolas de Samba. Lá ele chegou a concorrer, mas perdeu. Foi consolado com a promessa de ser presidente da Federação Amapaense de Futebol, mas foi jogado pra escanteio.
Vamos ver o que acontece este ano.

50% dos deputados federais querem ser prefeito
Metade dos deputados federais do Amapá quer porque quer ser prefeito. Olha só quem tá brigando pela vaguinha de candidato: Dalva Figueiredo (PT), Fátima Pelaes (PMDB), Milhomem (PCdoB) e Davi Alcolumbre (DEM). O Amapá tem oito deputados federais.

Trairou?
Raimundinho Capiberibe, o irmão de Capi, é o coordenador da campanha de Moisés Souza (PSC) a prefeito de Macapá. Estranho... Não acham?

Olha só essa penca de pré-candidatos a prefeito de Macapá:
Roberto Góes
Lucas Barreto
Fátima Pelaes
Mané das Canchas
Davi Alcolumbre
Zeca do Cupuru
Carlos Mathias
Evandro Milhomem
Maria Pelada
Jaime Nunes
Zé Fofinho
Dalva Figueiredo
Moisés Souza
Cara de Moeda
Antônio do Açougue
João Trajano
Kiko do Parlamento
Joel Banha
Mundico
Esqueci algum? Podem completar a lista aí na caixinha de comentários.

Mais tarde eu venho contar como o Movimento dos Sem-Cargos quer jogar Capiberibe no precipício.