terça-feira, 27 de março de 2007

NOTA DE SOLIDARIEDADE

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS - FENAJ
Nota Oficial
Assédio judicial ameaça liberdade de imprensa no Amapá
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) se solidariza com a jornalista Alcinéa Cavalcante e com outros profissionais amapaenses que têm sofrido perseguições e ataques ao direito à liberdade de imprensa. Juntamente com o Sindicato dos Jornalistas do Amapá (Sindijor), a Fenaj tem denunciado o clima de tensão e medo entre os profissionais que trabalham em jornais, rádios e TVs no Estado, diante das pressões que vêm sendo vítimas, inclusive por via judicial e policial, capitaneadas por políticos com atuação no Estado.

A diretoria da Fenaj reforça sua preocupação com o que já está se configurando situação de assédio judicial para controle do conteúdo noticioso veiculado na mídia local e nos blogs de jornalistas do Amapá. Lembra que o direito constitucional de liberdade de imprensa deve estar acima de interesses políticos e não pode ser subjugados a eles. A federação defende ainda que a cobertura jornalística deve ser feita em benefício da sociedade e nunca submetida a controles de grupos políticos e econômicos.

A Federação está acompanhando os casos diretamente e através do Sindijor, tendo inclusive denunciado a situação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entidades de defesa dos Direitos Humanos. A entidade nacional continuará sempre atenta aos fatos de cerceamento à liberdade de imprensa no Amapá e em todo País, por entender que este direito constitucional é basilar para a democracia brasileira.

Brasília, 27 de março de 2007.
Diretoria da FENAJ