quinta-feira, 22 de março de 2007

PF DESMONTA QUADRILHA QUE DESVIAVA RECURSOS DA SAÚDE

A Polícia Federal desmantelou hoje em Macapá uma quadrilha que surrupiou cerca de R$ 17 milhões, que deveriam ser usados para comprar medicamentos para os hospitais da rede pública.
Dezenove mandados de prisão e trinta de busca e apreensão foram expedidos. Entre os presos estão Braz Martial Josafá, auditor licenciado da Receita Federal, e o empresário Frank Góes, primo do governador Waldez Góes.
Segundo a Polícia Federal o esquema de fraudes consistia na participação de cinco empresas em licitações para a aquisição de remédios, concorrendo com preços muito abaixo dos praticados no mercado. Venciam o processo licitatório, mas deixaram de entregar grande parte da mercadoria. “Em alguns casos somente cerca de 60% era entregue, mas funcionários públicos participantes do esquema atestavam que 100% dos medicamentos haviam sido entregues”, disse o assessor de comunicação de PF-Amapá, Dacildo Gama. Os pagamentos eram acelerados pelos agentes públicos.
As fraudes vinham sendo praticadas desde 2003, mas só em março do ano passado a Polícia Federal deu início às investigações, com base em denúncia de um dos envolvidos no esquema.
A operação – que recebeu o nome de “Antídoto” – mobilizou 139 policiais federais.
“A denominação da operação se deve a comparação com o esquema que seria o veneno contra a saúde e ação policial o antídoto, ou seja, o contraveneneno da ação criminosa”, explica Docildo Gama.