quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Campanha contra a dengue começa hoje

Começa nesta quinta-feira, 17, a campanha de combate a proliferação do mosquito da dengue.
O governador em exercício e secretário de Saúde, Pedro Paulo Dias, informou que a campanha será deflagrada em nove bairros considerados como áreas críticas da cidade. Estes locais foram mapeados pela Prefeitura de Macapá, no período de 7 a 11 de janeiro deste ano.
Segundo este levantamento, o Índice de Infestação Predial está alto. De cada 100 imóveis visitados, em seis foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti.

O governo e a Prefeitura de Macapá querem transformar diretores, professores e todo o corpo técnico das escolas em agentes multiplicadores no combate a dengue. “É muito importante a participação deles para mudar o quadro", disse Emanuel Bentes, diretor da Vigilância Sanitária do Município de Macapá.
Ele ressalta que os focos do mosquito foram encontrados principalmente no lixo doméstico descartável como copos, garrafas, utilizados por moradores e jogados fora sem o devido acondicionamento. Cerca de 30% das larvas foram encontradas em lixo e outros resíduos sólidos.

No levantamento realizado pela prefeitura os bairros considerados com alto índice de infestação são Beirol, Trem, Buritizal, Congós, Central, Ilha Mirim, São Lázaro, Pantanal e Loteamento São José.

IMUNDOS - Eu sou amapaense, gosto da minha cidade, mas não posso deixar de dizer que Macapá tem muita gente porca, imunda e mal-educada. E grande parte dos imundos é das classes média e alta. Gente que tem dinheiro para pagar uma faculdade particular, mas que não tem qualquer noção de higiene e viveria feliz, sorrindo e cantando se morasse num chiqueiro. Basta ver as calçadas das lanchonetes que ficam pertinho das faculdades. Faz inveja até pra porco de quatro patas.