quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Causos do carnaval - Lançamento será sábado no Sambódromo

Sambou... Está publicado
Por Gilvana Santos

A turma que faz acontecer o carnaval das agremiações carnavalescas não pode mais dar nenhum vacilo porque os jornalistas Alcinéa Cavalcante e Rostan Martins decidiram publicar tudo. As estórias estão registradas em um livro de bolso intitulado “Sambou...”, que será lançado no sábado (19), no Sambódromo, como parte da programação da Liga das Escolas de Samba no Festival de Samba de Enredo 2008, com início previsto para as 17h.
A obra é uma pequena mostra dos inúmeros causos ocorridos em vários carnavais, alguns que inclusive já são de domínio da comunidade do samba. Os personagens descritos pertencem a várias escolas e estão sempre envolvidos em alguma situação embaraçosa ou divertida. Sambou... está no livro.
Um dos destaques é a linguagem carnavalesca adotada para definir algumas páginas do livro como, por exemplo, o prefácio, denominado de “Abra Alas” e a dedicatória, que vem a ser “Confetes e serpentinas”. A narrativa é leve e direta, de leitura rápida e fácil compreensão.
Gilberto Alves, empresário dos autores, conta no “Abre Alas” como foi o diálogo que originou a idéia da publicação. Uma conversa descontraída e bem humorada entre Alcinéa e Rostan, descrita com detalhes pelo empresário que também anuncia para breve a continuidade da publicação em uma edição revista e ampliada com muito mais causos e ilustrada com fotos.
No dia do lançamento o livro será vendido a preço popular e as escolas que tiverem interesse em lançar a obra em seus ensaios ficarão com o dinheiro arrecadado, a título de doação dos autores que também fazem parte da comunidade do carnaval. Para isso devem entrar em contato com o empresário Gilberto Alves ou com a assessora de comunicação dos autores, Gilvana Santos.