quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Repiquete é destaque no UOL Eleições

O Repiquete - o blog mais comentado do Amapá - é destaque no UOL na matéria "Blogueiros discutem melhorias para suas cidades".
Vale ressaltar que os blogs estão discutindo mais e melhor as eleições municipais do que os veículos de comunicação tradicionais, como rádio, jornal e televisão - estes na maioria atrelados a grupos políticos e econômicos. Daí que muitas vezes deturpam a notícia, publicam inverdades, tentam maquiar os fatos e não raras vezes tratam o eleitor como um completo idiota tentando empurrar-lhe goela abaixo até candidatos que em vez de currículo possuem folha corrida, candidatos cujas fotos deveriam estar em cartazes de "procura-se" e não em propaganda eleitoral.
Os blogs - como o Repiquete, de Alcilene Cavalcante - se tornaram um poderoso instrumento de luta pela liberdade de expressão, pela cidadania. Democráticos e sem patrões são hoje os veículos mais confiáveis e isso desagrada - e muito - os políticos que têm rabo de palha, mas contam com a mídia tradicional para afastá-los do fogo. Nos blogs eles não encontram guarida, daí a tentativa de calar os blogueiros como aconteceu em 2006, no Amapá, quando o senador José Sarney (PMDB) tentou a todo custo acabar com a blogosfera tucuju. Desesperado Sarney mostrou todo seu espírito de ditador quando no máximo do destempero emocional acusou os blogueiros de formarem "uma rede de criminosos na internet". Um dos blogs que Sarney conseguiu tirar do ar naquela época foi exatamente o Repiquete, que hoje é destaque no UOL Eleições.