sexta-feira, 11 de julho de 2008

O velho comandante deixa a política

Aos 90 anos, completados ontem, o ex-governador do Amapá e vereador Anníbal Barcellos (PSL) despede-se da política. Ele não concorrerá a reeleição, mas tentará eleger sua nora Sandra Ohana, ex-miss Amapá, para uma cadeira da Câmara de Vereadores de Macapá.
Carioca, militar da Marinha, Anníbal Barcellos foi governador nomeado do Amapá no período de 1979 a 1985, quando o Amapá ainda era Território Federal e os governadores eram nomeados pelo presidente da República.
Ao contrário dos demais governadores, Barcellos resolveu fixar residência em Macapá quando foi exonerado do cargo pelo então presidente José Sarney.
Em 1986 elegeu-se deputado federal constituinte pelo PFL. Em 1990, já com o Território elevado à categoria de Estado pela Constituição de 1988, tornou-se o primeiro governador eleito do Amapá (1991-1994). Ao término do mandato decidiu que ainda não estava na hora de aposentar-se da política e em 1996 elegeu-se prefeito de Macapá (1997-2000). Não conseguiu a reeleição, mas continuou fazendo política e em 2004 foi eleito vereador. “Agora me aposento da política e vou cuidar da saúde”, disse ele ao anunciar que não é candidato.
Barcellos é o único político amapaense que conseguiu exercer praticamente todos os cargos eletivos, de governador a vereador. Só não exerceu o de deputado estadual porque nunca tentou, para esse elegeu o neto Anníbal Barcellos.
Ontem, quando completou 90 anos, o velho comandante foi homenageado não apenas por correligionários e amigos. Mas por uma multidão de eleitores, emissoras de rádio e televisão, jornais e até adversários políticos que reconhecem Barcellos como uma das maiores lideranças políticas do Amapá e o homem que estruturou o Amapá para ser elevado à categoria de Estado.
Eu não fui a festa de Barcellos, nunca votei nele, mas tenho o maior respeito por ele e, como tanta gente, reconheço que Barcellos foi um dos governador mais importantes do Amapá. Aliás fala-se muito que tudo que o Amapá tem ou foi feito pelo Janary (primeiro governador) ou por Barcellos. É verdade que há um exagero nisso, mas que Barcellos fez muito por esse Estado isso é incontestável.


Daqui a pouco eu venho contar umas historinhas e causos de Barcellos.