terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Contra a dengue

A Prefeitura de Macapá através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou ontem ,12, o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que identifica as áreas de infestação da larva do mosquito transmissor da dengue. O estudo é elaborado a partir da visita domiciliar realizada pelos agentes de endemias, com o objetivo de identificar as áreas que apresentam maior risco de formação de criadouros do mosquito.

Os agentes, devidamente uniformizados, têm como objetivo localizar os criadouros e a quantidade deles nas casas e terrenos de todos os bairros de Macapá. É importante que os moradores acompanhem os trabalhos. Serão verificados locais com água parada como caixas d’água, piscinas, vasos com flores e outros lugares que contribuem para reprodução do mosquito.

Com o início do período de chuvas, a Secretaria de Saúde orienta para que a população redobre a atenção em decorrência da probabilidade de aumento do número de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Entretanto, o trabalho de educação em saúde será constante nas ruas e avenidas de Macapá por meio de panfletagem. É bom ressaltar que os criadouros mais comuns em Macapá, ainda são as garrafas e frascos com água, pneus, caixas d’águas e descartáveis. (Janine Cruz, do Departamento de Comunicação da PMM)