quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Danielle Miterrand participa de debate no Amapá

A ex-primeira dama da França, Danielle Mitterrand (presidente da Fundação "France Libertés" e Membro do FAIR – Fórum para outros indicadores de Riqueza) chegará ao estado do Amapá amanhã, 23, para participar de evento preparatório ao Fórum Social Mundial denominado Encontro no Meio do Mundo. O evento vai reunir políticos, intelectuais e acadêmicos representando o Brasil e a França. Mitterrand chefia uma delegação de 22 franceses, entre eles o professor Allain Ruellan, a vereadora de Lyon Geneviève Ancel, e Henryane de Chaponay, Presidente do CEDAL – Centro para o desenvolvimento na América Latina.
O evento, aberto para o público, é uma parceria entre a Fundação João Mangabeira, coordenada no Amapá pelo ex-governador do estado João Capiberibe, a Fundação Danielle Mitterrand – Francês Libertès e o CRID – Centro de pesquisas e informações para o desenvolvimento, e tem como objetivo servir como discussão preparatória para o Fórum Social Mundial que acontece entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro em Belém do Pará. Logo após o evento no Amapá, os membros da delegação francesa e os representantes do Amapá no evento irão de navio a Belém para participar do Fórum.

Amanhã os visitantes irão ao Marco Zero do Equador, onde acontecerá uma cerimônia de boas-vindas. Neste dia, a vereadora de Macapá, Cristina Almeida (PSB) fará uma breve apresentação do Amapá para eles. Dia 24 o deputado Camilo Capiberibe, durante café-da-manhã com a delegação francesa, os informará sobre a situação política do Amapá.

Também no dia 24 de janeiro, pela manhã, na sede da OAB, haverá mesa de debates sobre o tema “O impacto da crise global entre as populações pobres dos hemisférios norte e sul do planeta”, coordenada pela presidenta da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, a deputada federal Janete Capiberibe. Essa mesa terá dois representantes do Brasil: Carlos Henrique Schmidtt, acadêmico e ativista social, e Daguinete Brito, professora da Unifap. O evento continuará na parte da tarde com uma nova mesa de discussões, no SEBRAE, com a participação de Danielle Mitterrand, presidente da Fundação France Libertés, e do ex-governador do Amapá João Capiberibe que tratarão do tema “Os novos indicadores de riqueza e a Amazônia na visão do desenvolvimento sustentável”.
(Sizan Luis)