quarta-feira, 9 de maio de 2007

Assembléia Legislativa assume a dianteira no combate à dengue

O Amapá tem mais casos de dengue que São Paulo - Os dois carros fumacês que existem no Amapá estão parados há meses por falta de inseticida - Os governos estadual e municipal não fazem nada para combater a doença - O senador José Sarney se finge de bela adormecida e ignora o problema
Em regime de urgência os deputados aprovaram requerimento de autoria do presidente da Assembléia Legislativa Jorge Amanajás (PSDB) propondo para quinta-feira,10, uma audiência pública no plenário da AL, para discutir o aumento do número de vitimas da dengue no município de Macapá. “Temos que chamar para nós essa responsabilidade", frisou Amanajás, que já foi vitima da doença e que vai apresentar um Plano de Ação para resolver o problema.
Além das autoridades da área da saúde, a Assembléia está convidando os presidentes das associações de bairro para debater o assunto. “Não dá mais para discutir de forma isolada”, disse o deputado.
O Plano de Ação proposto por Jorge Amanajás vai envolver empresários, a população, os órgãos responsáveis pela saúde pública (que, diga-se de passagem, estão sendo muito irresponsáveis) e a Assembléia Legislativa.
Como em Macapá só têm dois carros fumacês - e que estão parados por falta de inseticida - Amanajás adiantou que se a Prefeitura não tem dinheiro para comprar os carros, a Assembléia vai dar um jeito.
Segundo ele, para fazer o trabalho de pulverização na cidade são necessários no mínimo 37 carros fumacês.
O deputado Jorge Salomão (DEM) acredita que será a partir desta audiência pública que serão tomadas providências para reduzir o índice de casos de dengue em Macapá. Ele ressaltou que o Amapá - que tem menos de 600 mil habitantes - tem mais casos de dengue que São Paulo. " Isso não pode acontecer. Nossa população é pequena o que facilita um controle da doença”, frisou. "Os governos (estadual e municipal) precisam ir para a frente de batalha e trabalhar".
Mas parece que o maior problema é convencer esses governos a trabalhar, quando estão mais preocupados com o carnaval da escola de samba carioca Beija-Flor e com a Copa do Mundo.
O deputado Dalto Martins (PMDB) sugere que, além das secretarias de saúde do estado e do município, sejam convidados para a audiência o Ministério Público e do Ministério da Saúde no Amapá. Ele diz também que a bancada federal do Amapá em Brasília, precisa se envolver e buscar junto ao Governo Federal, recursos para que possam ser feitas ações que apresentem resultado positivo.
Dalto Martins, que recentemente contraiu a doença junto com a esposa e os filhos, é correligionário e amigo do senador José Sarney, que até hoje não disse uma palavra sequer sobre os graves problemas da saúde pública no Amapá. Apesar de ser um dos homens mais poderosos do país e guru do presidente Lula, Sarney até agora não moveu uma palha para trazer recursos federais para ações de combate à dengue no Amapá, onde nem inseticida tem para fazer as pulverizações.
O amapaense está morrendo de dengue e Sarney não está nem aí para o problema.