quinta-feira, 26 de junho de 2008

Gitas e gitinhas...

João Trajano (PR) fez beicinho, esmurrou paredes, ameaçou pedir desfiliação do PR e se mandou para um sítio com igarapé de água fria e cristalina. Lá esfriou a cabeça, repensou e aceitou ser o vice da deputada federal Dalva Figueiredo (PT) na disputa pela Prefeitura de Macapá.
Distribuindo sorrisos, Dalva e Trajano estarão tomando munguzá na mesma cuia hoje dando entrevista coletiva às 9h no Macapá Hotel.
A pré-candidatura de Belair Junior durou menos que fogueira de São Marçal – aquela feita de paneiros. Mais feliz que festeiro de marabaixo ficou a deputada federal Fátima Pelaes que será confirmada como candidata do PMDB na convenção marcada para domingo, 29.
Belair era pré-candidato apenas para “infricar” com Fátima Pelaes, num arraial organizado pelo próprio PMDB. O partido de Sarney queria o apoio do governador Waldez Góes (PDT) para Geovani Borges (PMDB) em Santana – o segundo maior colégio eleitoral do Amapá. Se Waldez topasse, o PMDB apoiaria Roberto Góes (PDT) em Macapá.
Para isso, o arraial foi montado. Belair foi lançado pré-candidato, derrotaria Fátima Pelaes na convenção e mais tarde renunciaria e assim o PMDB ficaria livre para subir no palanque de Roberto Góes.
Passado na casca do alho, o governador fez cara de “nem te ligo” pros Borges. Vai apoiar em Santana o deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT). Agora para só pra “infricar” com Waldez, os Borges lançam Fátima Pelaes.
Como se não bastasse já estar todo enrolado no TSE, o deputado estadual Jorge Souza (PCB) agora está sendo acusado de usar a sede da Associação dos Vigienses Radicados no Amapá (Avra) como seu QG politico. A denúncia já está aterrissando na Justiça.
Deputado estadual Manoel Brasil (PMN) ainda não conseguiu digerir o bolo de macaxeira azedo que enfiaram-lhe goela abaixo, levando o PMN para o palanque de Camilo Capiberibe (PSB), quando ele, Brasil, queria estar no palanque de Roberto Góes.
Falar nisso tem gente no PSB que acha que se em vez de Camilo (PSB) fosse Randolfe Rodrigues (P-SOL) o cabeça de chapa a coligação PSB/P-SOL/PMN teria mais chance de chegar ao segundo turno.
Partido Trabalhista Nacional (PTN) reúne a imprensa hoje, em café da manhã nos altos da sorveteria Jesus de Nazaré, para anunciar sua posição sobre a sucessão municipal em Macapá. Tadinho do PTN, ninguém tá querendo passar fogueira com ele.
E agora que o PR fechou com o PT pra onde vai o PPS?
Foi o Delúbio mensalão Soares quem obrigou o prefeito João Henrique (PT) a parar com a pavulagem de querer fazer de João Trajano seu sucessor. A conversa entre Delúbio, João Henrique e Dalva Figueiredo foi no sítio do prefeito, longe dos olhares indiscretos. Mesmo assim vazou.
Tem gente achando a candidatura de Dalva – a quem o presidente Lula chama de Dalvinha – vai ser boa para Macapá porque há promessa do governo federal de jogar carradas de dinheiro na Prefeitura para que a cidade fique um brinco antes das eleições e assim continuar nas mãos da petezada. Sei não, do jeito que a cidade está o tempo é muito curto para consertar tamanho estrago.
Se Dalvinha for eleita em menos de dois anos João Trajano assume o cargo de prefeito. É que ela renunciará para ser candidata ao governo.
Como não é farinha do mesmo saco, o PSTU passa na ilharga do arraial, mas não entra. Fica só na mutuca, observando o casamento na roça.
Gente querida que aniversariou ontem: Raul Mareco e Rochele Capiberibe. Parabéns!