segunda-feira, 23 de junho de 2008

Que país é este?

"Inacreditável, 25 anos depois de se reestabelecer a democracia no Brasil, em pleno governo Lula, temos que gritar: a luta continua!"
(Marcelo Tas, jornalista)

No Amapá, o senador José Sarney (PMDB) tentou de todas as formas colocar mordaça nos jornalistas.
Em Brasília, o Congresso Nacional segue o péssimo exemplo e proíbe o jornalista Marcelo Tas e toda a equipe do programa CQC (TV Band) de entrar na Câmara e no Senado para cobrir as sessões, entrevistar parlamentares, enfim, de mostrar para a sociedade o que acontece ali naquela Casa, que deveria ser a Casa do Povo e retrato da democracia.

Veja o que diz Marcelo Tas:
"Na maioria das vezes, as notícias no Brasil nem precisam ser comentadas. Elas se revelam sozinhas.

Trabalho fazendo entrevistas no Congresso Nacional desde 1984, na pele do repórter Ernesto Varela, quando o Brasil vivia sob a ditadura militar do Presidente João Figueiredo, um general que confessou preferir cheiro de cavalo ao cheiro do povo.

25 anos depois,
por conta do mesmo tipo de pergunta, não previsível e irreverente, o eminente primeiro-secretário do Senado veta a emissão de credencial para que jornalistas do CQC, da Band, tenham acesso à Casa. Nem durante a ditadura sofri esse tipo de privação do direito da livre expressão na Casa do Povo. O autor do veto que configura clamente a censura em pleno regime democrático tem nome e partido. Trata-se do senador Efraim Morais. O nome do partido de sua excelência: Democratas!

Quem fica com a razão é meu nobre colega jornalista e humorista José Simão: o Brasil é o país da piada pronta.

Mais do que nunca é hora de lutar contra a censura, que bate novamente à nossa porta. Inclusive com vetos a reportagens com candidatos a prefeito, muito antes de começar a campanha eleitoral. Leiam nos jornais de hoje as penas que já foram imputadas à Folha de São Paulo e à Editora Abril.

O CQC vai entrar no Congresso para fazer as perguntas que você gostaria que fossem feitas aos parlamentares, legítimos representantes do povo brasileiro, custe o que custar. Pedimos seu esforço redobrado para divulgar a lista de assinaturas de apoio no site CQC no Congresso."

Este duro golpe à liberdade de expressão está tendo grande repercussão, inclusive no exterior.
Este blog está na campanha contra este ato tão espúrio. E você também pode e deve participar. Para isso clique aqui para assinar o documento a favor da liberdade de expressão.