quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Crime ambiental

Y.YAMADA ESTÁ MATANDO A LAGOA DOS ÍNDIOS

A implementação de ambiciosos projetos comerciais no entorno da Lagoa dos Índios, é a responsável pela constante modificação de todo cenário que era formado por árvores de médio porte, que se tocavam formando uma cobertura arbórea de até 95% de grande beleza cênica, harmônica paisagística e conservadora da biodiversidade.

O texto acima citado, faz parte da denúncia ofertada pelo Ministério Público do Estado do Amapá, contra a Y.Yamada S.A Comércio e Indústria e contra Junichiro Yamada, empresário paraense que se instalou em Macapá.

Segund
o a denúncia, os dois prédios principais da área de entorno da Lagoa dos Índios estão sendo ocupado por uma das filiais da empresa denunciada, que em Macapá, atua com o nome de “Yamada Lagoa”.

A perícia feita na área por técnicos do meio ambiente constatou que as atividades desenvolvidas pela empresa estão produzindo lixo, destruindo matas ciliares e vegetação nativa, além de contaminar a água da Lagoa, promovendo danos ambientais irrecuperáveis.

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria do Meio Ambiente e Recursos Agrários requereu que os denunciados sejam citados e interrogados.

A denúncia foi ao juiz Décio Rufino, da Vara Criminal da Comarca de Macapá. Segundo levantamento fotográfico, várias tubulações de esgoto estão direcionadas para a Lagoa dos Índios despejando grande quantidade de matéria orgânica e de metais, plásticos, isopor, papel e outros variedades de lixo.

A denúncia do Ministério Público contra a empresa Y.Yamada S/A, foi assinada pela promotoria de Justiça Ivana Cei, da Promotoria do Meio Ambiente de Macapá, e pelo promotor Haroldo Arruda Franco, da 3ª Vara Criminal e Auditoria Militar.
(Fonte: portal do Ministério Público Estadual-AP)