terça-feira, 18 de setembro de 2007

Trânsito é a maior causa de mortes no Amapá

No estado do Amapá, o trânsito é a maior causa de mortes. A informação está no folheto que será distribuído pelo gabinete da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), nesta terça-feira, 18, marcando a Semana Nacional do Trânsito. A socialista faz parte da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro na Câmara dos Deputados.

Precisamos acabar com a cultura da impunidade. O carro, a moto, o caminhão não podem ser armas. Devem servir para a promoção da vida e não para colocá-la em risco. Nossos motoristas precisam ter consciência do tamanho da responsabilidade que têm quando ligam o carro”, alerta a deputada.

O Amapá tem uma das menores frotas de veículos do país (cerca de 72 mil, em agosto de 2007), mas os acidentes de trânsito são responsáveis por 26% das mortes registradas no estado. Os homens são as principais vítimas. Em todo o país, os números também são alarmantes: cerca de 340 mil acidentes por ano que resultam em 35 mil mortes. O consumo de álcool aparece em metade das mortes no trânsito.
O folheto publicado pela deputada Janete Capiberibe inclui orientações de direção defensiva, para informar aos motoristas como se comportar de maneira segura no trânsito, e lista os 10 mandamentos do trânsito, publicados em junho passado pelo Vaticano. (Sizan Luis Esberci, da asssessoria de Janete Capiberibe)