terça-feira, 4 de setembro de 2007

Grito dos Excluídos

Pastorais sociais, paróquias, movimentos e comunidades eclesiais de base da Diocese de Macapá em conjunto com a Cut, Conlutas, Sindicatos dos servidores federias e urbanitários, Comitê Acorda Amapá, entre outras organizações sociais, estão mobilizadas para realizar a 13ª. Edição do Grito dos Excluídos em Macapá, no dia 7 de setembro, este ano com o tema "Isso não vale! Queremos participação no destino da Nação".
A programação do Grito em Macapá começa às 8 horas, com a concentração em frente ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A caminhada irá percorrer ruas e avenidas dos bairros Cidade Nova, Jandiá, Orla do rio Amazonas e chegada na quadra em frente ao Santuário do bairro Perpétuo Socorro, onde ocorre a programação cultural.
No decorrer da caminhada os participantes apresentarão faixas, cartazes, palavras de ordem, protestos, cantos populares, reflexões bíblicas. Durante a manifestação serão feitas paradas para lembrar situações de marginalização em que vive nosso povo. Outros assuntos serão lembrados, como as questões levantadas pela Campanha da Fraternidade sobre a Amazônia e problemas locais; a reforma da previdência que pretende retirar direitos das trabalhadoras e trabalhadores; as altas tarifas de energia elétrica e o pagamento dos juros da dívida às custas do investimento público.
Há mais de um mês a articulação do Grito dos Excluídos no Amapá vem reunindo e trabalhando na divulgação, organização e preparação do material da manifestação, que além da Capital mobiliza também outros municípios que sempre realizam o Grito, como Laranjal do Jarí, Oiapoque, Santana, Vitória e Afuá.