segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Livro conta a história do Ministério Público do Amapá

Dos primeiros tempos à atualidade. A história do Ministério Público do Estado do Amapá agora está registrada em livro, que será lançado hoje à noite, às 19h, na Fortaleza de São José de Macapá.
A obra, com 336 páginas, denominada “A história do Ministério Público do Amapá”, surgiu a partir de um projeto do procurador-geral de Justiça, Márcio Augusto Alves, que decidiu preservar a história da Instituição, fazendo, com a edição do livro, um registro oficial.
O trabalho é resultado de dois anos de pesquisas em arquivos públicos e particulares, além de entrevistas com personalidades que fizeram e ainda fazem a história do MPEA.
Com amplas informações e material fotográfico, o livro relata as várias fases do Ministério Público no Brasil, destacando a figura de Campos Salles, patrono do Ministério Público, que era Ministro da Justiça quando ficou definida a função específica do Promotor Geral da República.
O passeio na história da Instituição revela, ainda, o lado cultural dos Promotores Públicos, com a narrativa sobre Joaquim Gomes Diniz, idealizador da Canção do Amapá.
A obra registra casos que marcaram a atuação dos Promotores Públicos no passado, e casos da fase atual que ganharam repercussão na mídia nacional e internacional, dentre eles, a experiência que usava pessoas como cobaias na localidade do Pirativa e a chacina da família Magave.
Para o procurador-geral, Márcio Augusto Alves, a obra “A história do Ministério Público do Amapá” não poderia ficar no esquecimento. “Com este livro, pretendemos preservar a beleza de um passado vivido de forma especial por todos que fizeram parte da história do Ministério Público do Estado do Amapá”, enfatizou. (Leia mais)