domingo, 24 de fevereiro de 2008

Nas bancas


Uma das novidades das bancas nesse mês de fevereiro é o livro 200 perguntas sobre nazismo, de autoria do professor Ivan Carlo. O livro foi lançado pela editora Escala ao custo de R$ 12,90.
Este é o primeiro volume de uma coleção com perguntas e respostas sobre temas instigantes. Além do texto, a qualidade gráfica também se destaca. A capa cartonada e o papel couchê do miolo tornam a leitura mais agradável, além de um glossário em cada página, explicando os termos mais difíceis. ¨É um bom guia para quem tem curiosidade sobre o assunto, mas ainda está iniciando¨.
Entre as curiosidades, estão o fato de que Hitler viveu durante algum tempo quase como mendigo ou a oração dedicada a ele que as crianças rezavam nos orfanatos alemães da época. Mas o volume não traz apenas informações históricas. Também filmes, jogos e quadrinhos sobre o nazismo são analisados. Uma das curiosidades: A roupa do vilão Darth Vader, da série Star Wars, foi baseada no uniforme dos African Korps, os soldados nazistas que atuavam África.
Além de diversão, o livro é um alerta: ¨ Lembrar o que aconteceu é uma forma de evitar que aconteça de novo. Quanto mais pessoas souberem o que foi o nazismo, menor a chance de que ele venha a eclodir novamente, com este ou com outro nome. Este livro reúne 200 perguntas que podem ajudar o leitor iniciante a conhecer um pouco melhor o que foi esse período negro da história... e nunca esquecer¨, escreve o professor, na introdução.
Ivan Carlo é mestre em comunicação e professor do Centro de Ensino Superior do Amapá e da Faculdade de Macapá. É autor de vários livros nas áreas de metodologia científica e comunicação, entre eles o Introdução à metodologia científica. Atualmente ele prepara o volume 200 perguntas sobre sociedades secretas, também para a editora Escala.