terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Notícias da Embrapa-AP

Por Dulcivânia Freitas

Curso de capineira
Os conhecimentos sobre a adubação, plantio e manejo de capim-elefante, uma gramínea de alta qualidade e adequada ao solo e clima do Amapá, fazem parte do programa do curso de capineira a ser ministrado pelo pesquisador Paulo Meirelles na Escola Família Agrícola do Pacuí, localizada no município de Macapá.
O curso começa hoje e vai até o dia 22, como parte do projeto de transferência de conhecimentos e tecnologias da Embrapa Amapá, liderado por Jackson dos Santos.
A programação consta de aulas teorias e práticas. Hoje, o curso será iniciado com Paulo Meirelles explicando sobre a introdução e histórico do capim-elefante no Brasil e as espécies recomendadas pela Embrapa. Na quarta-feira, ele falará sobre adubação, plantio e manejo de capineira. Na quinta-feira a aula será prática, com coleta de solo e práticas de plantio.

Manual “Açaí congelado”
Com a alta demanda de polpa de açaí nos mercados nacional e internacional, a agroindústria de açaí congelado tornou-se uma boa oportunidade de negócios em localidades produtoras do chamado “vinho da Amazônia”. Para auxiliar os interessados em investir neste ramo, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) publicou um manual que orienta passo a passo as etapas do processo de produção, desde a recepção e pesagem dos frutos, limpeza, amolecimento, congelamento e armazenamento.
A pesquisadora Valéria Bezerra, da Embrapa Amapá, é autora da publicação, editada pela Embrapa Informação Tecnológica, sediada em Brasília. As 40 páginas descrevem, em linguagem simples e com ilustrações, as etapas do processo de produção do açaí, desde a recepção e pesagem dos frutos, limpeza, amolecimento e armazenamento.
Trata-se de mais um manual da coleção “Agroindústria Familiar”. Dezenas de exemplares foram distribuídos para as Escolas Famílias Agrícolas do Amapá e bibliotecas de várias instituições de ensino e pesquisa do Amapá.
A publicação pode ser adquirida na Livraria Virtual da Embrapa (www.sct.embrapa.br/LIV), ao preço de R$ 13,00. Informações mais detalhadas: telefone (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, pelo fax (61) 3340-2753, ou então envie mensagem para o endereço eletrônico vendas@sct.embrapa.br

Biodiversidade amazônica
A capacitação de pesquisadores para atuar em biodiversidade amazônica ganhará um reforço com a parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO), sediado na Universidade Federal do Amapá (Unifap), e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado em Manaus (AM).
Através de um projeto de cooperação acadêmica, orçado em R$ 237 mil, com recursos da Capes, professores e alunos de mestrado e doutorado dos dois programas farão estudos sobre distribuição e abundância da biodiversidade amazônica e sua relação com a atmosfera, água e solo. Também serão estudados métodos e análise de dados sobre ecologia da floresta Amazônica.
O PPGBIO é mantido em parceria entre a Universidade Federal do Amapá, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), Embrapa Amapá e Conservação Internacional. Os pós-graduandos terão a oportunidade de intercâmbio por meio de atividades acadêmicas em Macapá e em Manaus.