segunda-feira, 25 de maio de 2009

PF deflagra Operação Simbiose no Oiapoque

Visando coibir a prática de delitos ambientais, tais como a garimpagem ilegal e destruição de floresta nativa, além de outros crimes, a Polícia Federal, em cooperação com o Exército, Receita Federal, Ibama e Instituto Chico Mendes, está realizando a Operação Simbiose desde o dia 16 se estendendo até amanhã, 26. O lugar alvo da operação é o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, extremo norte do país, divisa com a Guiana Francesa e com área aproximada de 4 milhões de hectares.

A execução operacional da missão consiste em várias frentes. Em uma delas, com incursão ao longo do rio Oiapoque e patrulhamento fluvial ostensivo visando localizar possíveis focos de garimpo clandestino. Em outra frente, comunidades conhecidas como Ilha Bela e Vila Brasil, por se encontrarem no interior do Parque Nacional, estão sendo fiscalizadas. Ilha Bela, ocupada desordenadamente serve de apoio para a garimpagem clandestina, daí decorrendo outros delitos.

Policiais Federais também montaram barreiras para patrulhamento rodoviário na região de Calçoene, nas proximidades do Distrito de Lourenço, com intuito de fiscalizar o tráfego viário naquele trecho e combater o contrabando.

Cerca de 30 policiais federais e 250 militares do Exército participam da missão que tem como objetivo sufocar os inúmeros delitos na região, principalmente coibir e desestimular a ocupação clandestina da área.
Ilha Bela está localizada dentro do Parque de Tumucumaque, área de
preservação federal, e sua ocupação não é permitida. Lá foram apreendidos 1.200 litros de óleo diesel, armas, rádios-comunicadores e baterias. Na região de garimpo ilegal dentro do Parque do Tumucumaque, mais armas e materiais
utilizados em garimpagem de ouro foram apreendidos.
Durante a operação foram soltos animais silvestres que estavam em cativeiro. Na orla de Oiapoque-AP, motores de popa de origem estrangeira e dois Jet-ski foram apreendidos sem documentação legal.

(Comunicação Social SR/DPF/AP)