terça-feira, 10 de julho de 2007

Carta de Diana diz que Charles planejava sua morte

www.terra.com.br
Uma carta escrita pela princesa Diana será apresentada como nova prova na investigação sobre sua morte, ocorrida em 31 de agosto de 1997. De acordo com o jornal Daily Express, Lady Di afirma no documento que seu então marido, o príncipe Charles, queria matá-la em um "acidente de carro". Seu objetivo seria poder casar com sua amante Camilla.
"Esta fase da minha vida é muito perigosa. Meu marido está planejando um acidente de carro com o meu automóvel, uma avaria no freio e uma ferida mortal na testa, abrindo caminho para que ele possa casar-se novamente", diz o texto de 10 páginas escrito 10 meses antes da tragédia.
A carta, escrita à mão, foi inicialmente apresentada como um documento de apenas uma folha. Páginas extras da carta, que nunca haviam sido divulgadas, foram encontradas por advogados envolvidos na ivenstigação do acidente de carro que levou à morte de Diana.
Uma audiência preliminar, realizada em Londres, mostrou divergências, entre os investigadores da Scotland Yard, sobre o número de páginas que a carta teria.
A versão integral da carta da princesa será usada durante o julgamento do inquérito, que iniciará em 2 de outubro, em Londres. Entretanto, não foi esclarecido se o júri poderá ver o documento integralmente.
Duas investigações grandes realizadas pelas polícias britânica e francesa concluíram que a colisão fatal aconteceu porque o motorista do carro onde estava Diana, Henri Paul, que também morreu, estava embriagado e sob a influência de medicamentos antidepressivos. A limusine Mercedes estava fugindo de paparazzi que seguiram a princesa e o seu namorado Dodi al-Fayed na saída do Hotel Ritz.
O pai de Dodi, o empresário Mohamed al-Fayed, sustenta a teoria de que Diana, mãe dos príncipes William e Harry, estava grávida e que o casal foi vítima de uma conspiração do "establishment" e dos serviços secretos britânicos comandada pelo próprio marido da rainha Elizabeth II.