sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Diga aí, Ivan!


“Há onze anos eu estava prestando vestibular pelo terceiro ano seguido, mas era a primeira vez que tentava somente em faculdades particulares. Muitos estudantes macapaenses naquela época, sem muitas opções de cursos superiores na cidade, tentavam aprovação fora do Estado. Naqueles anos havia uma demanda muito grande pelos vestibulares do Sul e Sudeste por parte dos vestibulandos de Macapá, e eu, além de Belém, onde já estava morando, fui fazer no interior gaúcho. Outros faziam no interior paulista ou no interior mineiro, e praticamente todos também tentavam em Belém, não poderia deixar de ser diferente, era tradição. Sentindo um frio danado em pleno verão gaúcho, eu ficava tentando me imaginar morando tão longe da minha terra natal. A cidade onde eu estava nos recebia muito bem, até porque encontrávamos tantos amapaenses já cursando faculdade por lá, que nos sentíamos 'mais perto de casa'. Éramos muitos estudantes de Macapá, espalhados pelas pensões, pousadas e casas de família também, que aproveitavam a cidade cheia em época de vestibular para alugar quartos e faturar um dinheiro extra. No dia do vestibular, terminadas as provas, todos saíam em busca dos bares, pizzarias, restaurantes, locais movimentados onde comemoravam a realização do processo seletivo. O grupo de vestibulandos macapaenses da pensão onde eu estava resolveu dar uma passada pela faculdade pra saber dos gabaritos, resultados, datas de matrículas... e pra nossa surpresa, ao passarmos em frente a uma grande mesa cheia de pessoas, aparentemente funcionários da faculdade, que comemoravam o término das provas bebendo grandes canecas de cerveja, fomos aplaudidos de pé, ovacionados por muitos outros que também circulavam pela faculdade, e todos gritavam: "viva o Amapá! Viva!". Éramo$ adorado$. Ah, sim! Também passei no vestibular de lá, obviamente.”

Bisneto de Mestre Oscar, o poeta, administrador e acadêmico de Direito Ivan Daniel da Silva Amanajás, está fora de Macapá desde 1993, mas anuncia que em 2009 volta de vez.
Ivan mantém o blog
Revelações de minh’alma