segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A batalha de confetes da Confraria

Ao contrário do Festival de Sambas de Enredo promovido pela Liga das Escolas de Samba que foi uma verdadeira bagunça, a I Batalha de Confetes do Largo dos Inocentes promovida ontem pela Confraria Tucuju, foi o que se pode considerar “tudo de bom”. Um verdadeiro espetáculo de alegria e samba com uma organização impecável.
“Aqui o dinheiro público volta para o público”, disse a presidente da Confraria, Telma Duarte, quando se comentava a eficiência dos garçons servindo água mineral, refrigerantes e gengibirra para a multidão que lotou o Largo. Sim. Era tudo grátis. Além da água, do refrigerante e da gengibirra foram distribuídos centenas de sacos de confetes e serpentinas. “Não existe batalha de confetes sem confetes, né não?”, dizia Telma. Os banheiros estavam impecáveis. Além de limpos e perfumados, não faltava sabonete, papel higiênico nem toalhas de mão. Uma área vip, com cadeiras confortáveis, foi montada para receber os de mais idade.
No palco, decorado com máscaras, balões e muito brilho, se apresentaram grupos de pagode e sambistas como Meio-Dia, Marcelo Zona Sul, Macunaíma, Darlan e Neck, entre outros. Osmar Junior cantou marchinhas de carnaval e o povo dançou e sambou sem parar.
Piratas da Batucada, Boêmios do Laguinho e Império do Povo levaram suas baterias e seus intérpretes e deram um verdadeiro show. Gente de todas as idades sambou e cantou com as escolas.
No chão não se via copos, garrafas ou latinhas, pois além das lixeiras espalhadas pelo Largo uma equipe passava toda hora recolhendo das mãos das pessoas as garrafinhas de água, latinhas e copos vazios. O chão ficou colorido, mas de confetes e serpentinas. No entanto, no final da festa uma equipe de varredores entrou em ação e o Largo dos Inocentes amanheceu limpinho.
Quando há planejamento, descentralização, seriedade na aplicação do dinheiro e respeito ao público tudo dá certo”, diz a presidente da Confraria.


As fotos são do fotógrafo Chico Terra, gentilmente cedidas a este blog.