sábado, 21 de fevereiro de 2009

No jornal Diário do Amapá, hoje:

"Jornalistas impedidos de trabalhar no Sambódromo

Os jornalistas Rostan Martins e Alcinéa Cavalcante não foram credenciados para cobrir a edição 2009 do carnaval amapaense, aberto ontem no Sambódromo com apresentação de blocos.
A decisão, que teria sido tomada unilateralmente pela presidente da Liga das Escolas de Samba (Liesa), Marjô Silva, tomou de surpresa a classe jornalística e segmentos públicos locais.
Alcinéa e Rostan são reconhecidamente tradicionais na cobertura jornalística do carnaval, bem como carnavalescos que ajudam as escolas de samba e blocos como brincantes ou diretores, inclusive até com ajuda financeira.
Os dois jornalistas receberam a informação do não credenciamento por meio de um dos assessores de comunicação da Liesa, na sede da entidade, ontem à tarde. Quando Alcinéa e Rostan perguntaram de quem partira a ordem de eles não ser credenciados, tiveram como resposta que a decisão fora da presidente Marjô
– Mas você não questionou?, perguntou a dupla.
– Questionei, mas foi uma decisão inquestionável, retrucou o assessor.

Rostan Martins cobre o carnaval, como jornalista, por mais de 30 anos, já foi presidente da Liga das Escolas de Samba e presidente da Escola Maracatu da Favela.
Alcinéa Cavalcante, por sua vez, também tem mais de 30 anos de cobertura carnavalesca, já passou por escolas como brincante e diretora, e foi a principal figura na realização do carnaval de 2007, um dos mais bem organizados do Estado, em todos os tempos. Alcinéa, na ocasião, era diretora sócio-cultural da Liesa, a quem cabe a organização dos desfiles."