sexta-feira, 20 de março de 2009

PF faz Operação Aimara na fronteira

Em ação conjunta com as forças militares da França (exército, aeronáutica e marinha francesa), a Polícia Federal, com apoio também do Ibama desencadeou desde o dia 13 uma ação preventiva no Oiapoque que faz fronteira com a Guiana Francesa. A operação encerrou hoje.
A operação “AIMARA” tem como meta coibir a pesca ilegal, pirataria, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e combater de forma ações depredatórias da natureza na região fronteiriça, pois a baía de Oiapoque é considerada um grande ecossistema, responsável pelo nascedouro de diversas espécies de peixes e animais, um manancial indispensável para a preservação da pesca em todo o litoral Norte do Brasil.
A operação foi decidida após reunião com os representantes do Governo Francês, que se dispôs em colocar uma frota com um navio patrulha (o “La Capricieuse”), com armamento interno de dois canhões e duas metralhadoras 762; três lanchas costeira de vigilância também equipadas com duas metralhadoras 762; e um helicóptero.
A operação teve início na madrugada do dia 13, em que do lado brasileiro, duas lanchas somaram-se ao efetivo francês nas águas do rio Oiapoque.
Vários barcos pesqueiros no lado da Guiana Francesa surpreendidos realizando pesca ilegal, abandonavam as redes de pesca e rumavam para o lado do Brasil, onde já eram aguardados pela Polícia Federal e Ibama.
Todas as embarcações fiscalizadas estavam sem a documentação necessária para a prática de pesca comercial.
Em sete dias de operação foram fiscalizados 11 barcos, tendo como resultado a apreensão de 3 toneladas de pescado, além de dezenas de quilômetros de rede de pesca e a apreensão de uma embarcação pesqueira que estava navegando sem qualquer documentação, sendo conduzida até a sede da Polícia Federal em Oiapoque/AP.

(Assessoria da Comunicação da PF-AP)