terça-feira, 31 de março de 2009

Oficinas de jornalismo do Itaú Cultural

Em parceria com o Sesc e a faculdade Seama, o Itaú Cultural traz duas oficinas de jornalismo a Macapá, que serão realizadas hoje e amanhã na Seama, das 9h às 18h.

Eliana Brum, repórter especial da revista Época, ministra hoje a oficina de jornalismo cultural Em Busca do personagem: um olhar singular, onde vai enfatizar que este olhar deve ser livre de clichês, do óbvio e do mero exótico. Ela vai abordar também a pesquisa e a escolha do personagem, técnica da entrevista e a transpiração na produção do texto.

Amanhã o assunto é blog. O jornalista, blogueiro e professor do departamento de comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, Fábio Malini , ministra o oficina Blogs, estilos textuais e a construção da reputação em rede, com exercícios de produção de textos para blogs, técnicas de construção de reputação e relevância em blogs.

Malini vai fazer um apanhado geral da blogosfera brasileira e discutir a blogosfera tucuju, mostrando os diferentes formatos e estilos dos blogs.
Ele - que já acompanha os blogs tucujus desde a época do "Xô Sarney" - participou de um encontro com blogueiros ontem à tarde na cafeteria Tom Marrom. Foi um papo gostoso, descontraído e rico. E eu estava lá e fotografei, claro.

Ontem no Tom Marrom: Alípio Junior, Patrique Lima, Alcinéa Cavalcante, Fabio Malini, Dulcivânia Freitas, Alcilene Cavalcante e Kiara Guedes