segunda-feira, 16 de março de 2009

"Eu faço cultura" traz Nando Reis e oficinas a Macapá

O maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física está de volta! Depois de dois anos de sucesso, o Eu Faço Cultura volta a percorrer o Brasil a partir deste mês. Mais de 30 cidades receberão as atividades do projeto que vai levar oficinas gratuitas para as comunidades dos quatro cantos do país. Nos dois primeiros anos de realização, o Eu Faço Cultura conseguiu atingir mais de 160 mil pessoas entre participantes das oficinas e espectadores dos shows. A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) motivou a continuação do projeto, que começa a percorrer o Brasil a partir do próximo dia 25 de março.

A primeira cidade a receber a programação cultural é Macapá, que se agitará com as oficinas e o show de Nando Reis, que marca e encerra as atividades do Eu Faço Cultura. Para as oficinas, são oferecidas 40 vagas cada uma. Após as aulas, 10 alunos da oficina de música farão a apresentação de abertura do show de Nando Reis. As oficinas serão ministradas pelo grupo Indústria Brasileira e pelo DJ Leandronik

O Eu Faço Cultura (EFC) é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE) que, por meio do Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC), mobilizou, no final de 2008, mais de sete mil empregados da instituição. Os colaboradores, empregados ativos e inativos, são, há três anos, um dos maiores financiadores da cultura no país ao destinar parte do IRPF devido ao projeto por meio da Lei Rouanet (8313/1991), que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC). A união dos empregados da CAIXA arrecadou mais de R$ 2,3 milhões que serão sendo investidos na execução do projeto ao longo deste ano.

A iniciativa da FENAE pretende realizar, em todo o Brasil, mais de 30 semanas culturais compostas por oficinas de música e produção musical. Além das oficinas, as cidades contempladas recebem artistas como Nando Reis, Monobloco, Jorge Aragão, Zeca Baleiro, Biquini Cavadão, Vanessa da Mata, Roupa Nova, entre outros. Os artistas convidados farão o encerramento das atividades culturais do Eu Faço Cultura em cada uma das cidades contempladas.

O grande volume de participação de Pessoas Físicas no Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA motivou o apoio da empresa parceira CAIXA SEGUROS, que também utilizando a Lei Rouanet, se tornou patrocinadora do Eu Faço Cultura, como pessoa jurídica.

O projeto Eu Faço Cultura 2009 vai passar pelas seguintes cidades: Macapá (AP), Belém (PA), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), São Luis (MA), Teresina (PI), Chapecó e Florianópolis (SC), Governador Valadares, Uberlândia e Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Goiânia (GO), Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Salvador e Itabuna (BA), Aracajú (SE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Brasília (DF), Curitiba e Cascavel (PR), São Paulo e São José do Rio Preto (SP).

Oficinas
Nos dias 25 e 26 de março, entre as 18h30 e 22h30, será realizada oficina de música com o grupo Indústria Brasileira. O conjunto tem como objetivo principal divulgar a música brasileira, seus principais compositores e intérpretes, em um formato de música instrumental. A oficina vai abordar ritmos como o samba, choro, baião, afoxé e até batidas funk. Será deste workshop que serão selecionados os participantes da abertura do show do cantor Nando Reis. O grupo Indústria Brasileira é formado por Esdras Nogueira no sax e flauta, Leo Barbosa na percussão, Marcus Moraes no violão, Wlad El Afiouni no baixo e Rafael dos Santos na bateria. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br até o dia 24 de março.


Também nos dias 25 e 26 de março, entre as 18h30 e 22h30, será realizada a oficina de produção musical com o Dj Leandronik. A oficina vai apresentar as etapas da produção musical desde a pré produção, processos de gravação, mixagem e também apresentar formas de composição de músicas utilizando o computador. O objetivo é estimular o interesse dos participantes em dar continuidade à prática da produção musical. Leandro Ferrer ou DJ Leandronix é compositor e produtor musical há 20 anos e tem um trabalho voltado ao hiphop. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br até o dia 24 de março.

Show com Nando Reis
O cantor e compositor Nando Reis apresenta, dia 27 de março, o show que encerra as atividades do projeto Eu Faço Cultura em Macapá. Na abertura do show, apresentação do Indústria Brasileira junto com 10 alunos da oficina de música.
Nando Reis apresenta show Luau MTV, dia 27 de março, no Ceta Eco Hotel. O Luau funciona mais ou menos assim: amigos reunidos, violão e um punhado de hits. Para Nando Reis, o projeto Luau MTV tem um gostinho especial, já que foi ensaiado na sua casa de praia, em Ubatuba, São Paulo, e gravado na Praia Vermelha, também no litoral norte paulista.
(Luis Flávio Luz, da assessoria do Eu Faço Cultura)