sábado, 31 de janeiro de 2009

Confetes e serpentinas


Maracatu da Favela faz festa hoje o dia inteiro e promete varar a madrugada.

Tanto barulho, folia, samba, confetes, serpentinas, churrasco e cerveja, para homenagear o Delegado Claudionor, diretor da escola, e Mestre Riba da Favela, diretor de bateria.

Lojinha do Piratão

Já comprou sua camisa do Piratão? Já adesivou seu carro? Comprou sua fantasia?
Se você é Piratas da Batucada e ainda não fez isso porque não sabe onde encontrar camisas, adesivos, canecas, fantasias e outras coisinhas de sua escola, a partir de hoje não tem mais desculpa.
Neste sábado, às 12 horas, inaugura a lojinha do Piratão na rua Leopoldo Machado entre as avenidas Henrique Galúcio e Antônio Coelho de Carvalho.
Eu não sou Piratas da Batucada, mas vou lá comprar uma camisa que, por sinal, está muito bonita.

Eu, hein!

Tem alguma coisa estranha acontecendo na Liga das Escolas de Samba.
Não se espante se de repente encontrar por lá um cardume de tralhotos fantasiados de carnavalescos.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Em Belém bandidos assaltam caravana de Macapá

Li no blog Bolo de Milho, do Pará, que bandidos invandiram um barco que levou uma caravana de Macapá para Belém para participar do Fórum Social Mundial. Os malacos, segundo o blog, assaltaram e espancaram as pessoas.

Feliz aniversário, mana!

"Que te abençoe o Anjo
que guarda a tua ternura
e não te falte jamais
a bênção do amor"
(Alcy Araújo)

Hoje todos os confetes e serpentinas de todas as cores para a mana blogueira Alcilene que está de aniversário.
Depois de atravessar o Brasil - de Macapá a Porto Alegre - curtindo férias com a família, Alcilene chegou ontem - linda e sorridente como sempre - e hoje recebe beijos, abraços e muito carinho de uma multidão de amigos pela passagem de seu aniversário.
Precisa dizer o quanto te amamos?

Na Setur


Jornalista Seles Nafes assumiu esta semana a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual do Turismo.
Repórter e entrevistador dos bons, Seles apresenta o AP-TV todos os dias na TV Amapá (afiliada da Globo) e um programa jornalístico no final da tarde na Rádio Difusora.
Dinâmico e ágil, conseguirá conciliar muito bem suas atividades na TV, no rádio e na assessoria da Setur.
Sucesso, garoto!

Caia na folia

Hoje tem o Pagodão do Piratão, logo após o ensaio da bateria, na quadra da Escola Guita no estádio Glicério Marques.

Tem também o pagode de Maracatu da Favela, depois do ensaio, na Aerc, e do Boêmios do Laguinho na sede da Nação Negra.

Jardim Felicidade - a escola do Rei Momo Sucuriju - faz ensaio itinerante a partir das 19h, com muito samba e gingado pelas ruas do bairro Boné Azul.

De volta

Cheia de saudades da terrinha, dos amigos e do camarão no bafo, a jornalista Bernadeth Farias está de volta ao Amapá.
Bernadeth – que já trabalhou na TV-Amapá e comandou o jornalismo na TV-Gazeta – estará na telinha do programa Meio Dia (SBT) já a partir de segunda-feira, ancorando este programa jornalístico junto com Ricardo Medeiros.

Sérgio Barcellos lança livro amanhã

Evangélico há anos, o ex-deputado federal Sérgio Barcellos dedicou-se nos últimos dois anos a pesquisas e estudo aprofundado da Bíblia Sagrada. O resultado de tanto estudo e pesquisa está no livro “De Mateus a Apocalipse”, que ele lança amanhã, sábado, às 10h, na livraria Espaço Gospel (Avenida Coaracy Nunes, entre as ruas Tiradentes e São José).
Nesta obra, composta de dois volumes, Barcellos aborda temas como o Espírito Santo, a Trindade, a Lei e a Graça, o Poder da Oração e o Poder da Palavra.

Merci

Recebi e agradeço convite da TV Record para um coquetel, às 19h de hoje, quando a emissora estará mostrando aos dirigentes de blocos e escolas de samba e aos jornalistas que cobrem o carnaval como fará a cobertura do carnaval deste ano.
Merci.

Comunidade do Coração pede socorro

Moradores do Coração clamam pela presença do poder público naquele distrito. E-mais enviados ao blog contam que a comunidade está abandonada, falta água, saúde, limpeza e principalmente segurança. “Todos os dias tem alguém esfaqueado”, conta Sandra Maria. “Agora é assim, esfaqueiam um e deixam três para o outro dia”. Ela diz ainda que quando alguém adoece e precisa ser levado ao hospital tem que contar com a boa vontade de algum vizinho que possua carro, pois lá nem ambulância tem.
A comunidade diz que está esquecida tanto pelo Governo do Estado como pela Prefeitura de Macapá.

Tentando...

Hoje tá difícil atualizar o blog e eu estou com um monte de novidades para contar.
Ontem à noite quando comecei a atualizar me deu um leve "bug" (coisas de gente hipertensa) e parei. Agora pela manhã é o computador que tá com bug.
Mas vamos tentando e festejando o aniversário da Alcilene.

Seleção "Atletas de Cristo" visita o Amapá

Tanha Silva

A Seleção Brasileira Atletas de Cristo estará no Amapá de 5 a 9 de março, cumprindo uma vasta programação. São 17 atletas, jogadores que passaram pela Seleção Brasileira de Futebol e por grandes clubes do Brasil e do exterior.

O presidente dos Atletas de Cristo no Amapá, Gean Lopes, explica que “além da vida profissional ainda ligada ao esporte, os jogadores fazem parte da Seleção Brasileira Atletas de Cristo, que se apresenta em partidas amistosas pelo Brasil. Isso tudo com o objetivo de testemunhar que atletas podem, sim, ter uma vida estruturada e transformada”.

No Amapá, os jogadores têm agenda lotada com entrevista coletiva, realização de clínica esportiva, jogos no Estádio Augusto Antunes e no Estádio Glicério de Souza Marques, com partidas contra seleções de Macapá e Santana, que serão montadas especialmente para os jogos, visita ao Instituto Bom de Bola, Bom de Bíblia (B4), na Comunidade do Coração, encontro com autoridades, pastores e atletas de Cristo do Amapá, visita às igrejas evangélicas.

O presidente Gean Lopes, organizador do evento, explica ainda que está visitando empresários e instituições em busca de patrocínio para cobrir as despesas. “Um evento dessa magnitude é muito dispendioso. Nós estamos em busca de parceiros que queiram nos apoiar. É a primeira vez que uma seleção de atletas de Cristo vem ao nosso Estado e, para nós, será um privilégio recebê-los aqui”, conclui.
Já estão confirmados Jorginho, Silas (treinador do Avaí/SC), Tafarel (ex-goleiro da Seleção Brasileira), Paulo Cruz (ex-Flamengo), Giovanni (ex-Barcelona), Paulo Sérgio(ex-Bayer de Monique), Silvio, Axel, Paulinho Kobayashi, Deivid, Cléber Lima, Zé Carlos, Pereira, Guilherme, Daniel, Fábio Freitas e o treinador Ricardo Ximenes.

Cadastramento para meia-passagem começa dia 2

Inicia segunda-feira, dia 2, o cadastramento e recadastramento dos alunos atingidos pelo benefício da meia-passagem. O processo vai até 31 de março.

Para realizar o cadastramento, o aluno necessita ter em mãos um comprovante de matrícula (cópia e original), comprovante de endereço recente, além de cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento. O cadastramento não poderá ser feito por procuração já que o aluno deverá tirar foto 3x4 para a carteira de passagem, o que é feito no próprio prédio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap), na Rua Leopoldo Machado, quase esquina com Feliciano Coelho.

Quanto ao recadastramento, o aluno deve apresentar declaração escolar (cópia e original), além de cópias do documento de identidade, comprovante de endereço e do cartão de meia-passagem que possui. Esse cartão não será retido pelo Setap e poderá ser utilizado pelo aluno ao longo de 2009. "Iremos apenas revalidar esse cartão, agilizando o processo e garantindo que o aluno se recadastre no mesmo dia", explica Renato Honório, diretor do Setap. Ele também explica que, no caso do recadastramento, o processo pode ser feito pelos pais ou responsáveis, já que o aluno não precisa ser fotografado.

O Setap aguarda cerca de 40 mil alunos e adverte que o prazo não será prorrogado. Quem já possui a carteira de meia-passagem e não se recadastrar, vai ter o documento bloqueado a partir de 31 de março, de acordo com o que determina a legislação vigente.

Como nos últimos anos tem crescido o número de estudantes que requerem o benefício munidos de documentos fraudulentos, o Setap vai continuar com a campanha "Carteira de estudante, só para estudante!", lançada em fevereiro de 2008. Desta vez, o sindicato vai envolver inúmeras instituições na campanha como Procon, secretarias municipal e estadual de educação, além do Ministério Público, já que a utilização indevida do documento tipifica crime de falsidade ideológica.
(Renivaldo Costa, da Assessoria de Comunicação do Setap)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Bom noite!

"E te direi coisas de uma ternura tão simples que tu desfalecerás" (Manuel Bandeira)

Vou ali

volto depois do almoço trazendo novidades

O pau grande

Um folião do bloco Unidos do Pau Grande ao ser entrevistado por uma repórter que cobria ao vivo o desfile dos blocos para uma emissora de rádio, tomou-lhe o microfone e gritava:
- O pau é grande, é muito grande, o nosso pau é muito grande!
Constrangida, a repórter arrancou o microfone das mãos dele e chamou os comerciais.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Bom dia!

“Minhas mãos gotejam ternura
formando riozinhos viajando
canções para tua espera”
(Alcy Araújo)

Dengue

Um homem de 68 anos morreu segunda-feira à tarde no Hospital de Emergência com suspeita de dengue hemorrágica.

Neste mês de janeiro já foram registrados mais de cem casos de dengue em Macapá e os números crescem de maneira acelarada. So no bairro Brasil Novo em três dias o número de "dengosos" subiu de 28 para 43, o que representa um crescimento de quase 20% por dia.
Mas o povo continua jogando copos descartáveis, tampinhas, embalagens de biscoitos, latas e sacos plásticos nos quintais, calçadas e ruas.

Outros carnavais

Eu, Dominguinhos e Neguinho da Beija-Flor no Sambódromo

Segredo

Os ensaios da bateria da Embaixada eram cercados de segredo.
- Onde vocês estão ensaiando?
- É segredo!
- Quantos ritmistas vocês tem?
- Segredo!
- São quantos partidos?
- Isso é segredo!
- Como é a fantasia?
- Não posso falar. É segredo.
Pois bem, qualquer pergunta feita a qualquer diretor da Embaixada sobre a bateria, a resposta invariavelmente era essa: Segredo!
O segredo foi tanto que até no dia do desfile a bateria foi mantida em segredo.
Para não revelar tal segredo, a Embaixada não levou a bateria para o sambódromo. Levou um CD.
Foi a única vez em toda a história do Amapá que uma escola de samba se
apresentou sem bateria.

O Amapá no Fórum Mundial

Sexta-feira, 30, às 14 horas, a deputada Janete Capiberibe participa de painel sobre o uso dos recursos hídricos na atividade temática "Saberes e Conhecimentos Tradicionais", durante o Encontro dos Povos das Águas da Amazônia, no Auditório do Convento dos Mercedários, Rua Gaspar Viana, 125 (em frente a Estação das Docas). A deputada socialista abordará a escassez de água doce, sua má distribuição que deixa quase um bilhão de pessoas sem acesso à água potável e as disputas em torno dessa riqueza natural que motivam guerras mundo afora. Ela falará também sobre a importância das hidrovias e da política de transporte fluvial na região, elaborada a partir de sugestão que apresentou ao Ministério dos Transportes, e do drama das vítimas de escalpelamentos.
Já o presidente do PSB do Amapá, João Capiberibe, que governou o estado entre1995 e 2001, vai palestrar sobre "Amazônia, Mudanças Climáticas e Crise Global: Um debate na Perspectiva do Ecossocialismo", na Tenda Panamazônica, dentro da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no sábado, 31, a partir das 15 horas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bom dia!

"A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou, mais corretamente, de ser amado apesar daquilo que você é." (Victor Hugo)

Era notícia

Jornal Pinsonia – 20/12/1897 – página 2

“O inteligente e digno armador Capitão Henrique de Souza cabe a glória de haver iniciado em Macapá a Great Attraction da época e atual, o ciclismo, um aparelho com duas rodas, sobre a qual, na tarde de 14 do corrente percorreu várias vezes todas as ruas da cidade, montado na dita máquina.”

Macapá 251 anos

Os festejos em comemoração aos 251 anos de Macapá começam sexta-feira, 30, e se estendem até 13 de fevereiro.
Eis a programação:

30 de janeiro a 2 de fevereiro
Exposição de telas e fotos históricas
Local: Super Fácil Zona Norte
Hora: Das 8 horas às 18 horas

30 de janeiro (Sexta-feira)
Show artísticos na Casa do Artesão, das 18h às 23h

31 de janeiro (Sábado)
Baile de aniversário da Cidade, no Trem Desportivo Clube a partir das 22h, e programação Gospel na Casa do Artesão a partir das 18h.

1 de fevereiro (Domingo)
Teatro, Dança e Música na Praça do Jardim Felicidade das 17h30 às 23h

2 de fevereito (Segunda-feira)
Festa de Iemanjá no balneário da Fazendinha das 18h30 às 23h

3 a 9 de fevereiro
Exposição de telas e fotos históricas na Casa do Artesão, das 8h às 18h

3 de feveiro (Terça-feira)
- Inauguração do Deck do Curiaú às 15h
- Teatro, dança e música na Arena do Zerão das 17h30 às 23h

4 de fevereiro (Quarta-feira)
- Salva de Canhões na Fortaleza de São José às 6h
- Missa em ação de graças na Igreja de São José às 7h
- Hasteamento da Bandeira na Biblioteca Pública às 8h
- Mulheres em Ação, no Largo dos Inocentes das 8h às 18h
- Encontro das Bandeiras (Marabaixo da Santíssima Trindade e do Divino Espírito Santo), na Travessa Mário Cruz às 9h
- Saudação do prefeito e corte do bolo, na Travessa Mário Cruz às 9h30
- Shows artísticos na Travessa Mário Cruz das 11h às 13h
- Pescaria na Praça Floriano Peixoto das 8h às 18h
- Confraternização dos pioneiros de Macapá, papo dos antigos, almoço e show cultural, na Confraria Tucuju (Largo dos Inocentes) das 13h às 18h
- Sessão Solene da Câmara de Vereadores às 10h
- Shows musicais e Neguinho da Beija-Flor no Anfiteatro da Fortaleza das 18h às 23h

7 de fevereiro (Sábado)
Festival de Sambas de Enredo no Sambódromo a partir das 18h

13 de fevereiro (sexta-feira)
Baile Rainha das Rainhas no Trem Desportivo Clube a partir das 20h

Saudade

Sete anos sem minha amiga Simone Teran. Jornalista de grande talento, Simone morreu em um naufrágio no dia 27 de janeiro de 2002 quando cobria a viagem de um grupo de políticos para o interior do Estado.

Minha artiquibancada

Começa a chover no Sambódromo e a torcida esfria.
Armstrong anuncia que dentro de três minutos os portões serão abertos para Boêmios do Laguinho e pede aplausos para a nação negra, mas a torcida continua fria. Não grita, não apita, não levanta, não sacode a bandeira.
A chuva tirou o ânimo também dos brincantes.
Alemão se dirige ao intérprete e em seu ouvido diz:
- Parceiro, tá todo mundo frio, dá um alô pra arquibancada e pra concentração pra ver se anima.
- Podexá, diz o bom intérprete, que dá um gole no "abre gogó" (uma mistura de mel, gengibre e rum) e grita:
Alouuuuuuuu, minha arquitibancada!
Alouuuuuuuuuuu, meu concentramento!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Outros carnavais

Ano passado após um ensaio da minha escola querida e campeã Maracatu da Favela
Intérpretes Aldo e Dani, diretor de bateria Sávio, eu, diretor de bateria Riba e intérpretes Cafu e Leide

"Sarnou, tá sarnado!"

Já leu? Ainda não?
Então corre no Boteco Niilista que está postado lá.
Para entrar no Boteco clique aqui

Telefonia - portabilidade a partir de hoje no Amapá

Os usuários dos serviços telefônicos residentes nas áreas dos códigos nacionais (DDDs) 15, em São Paulo; 95, em Roraima; e 96, no Amapá, contam com a portabilidade a partir de hoje, 26 de janeiro. São mais 80 municípios, incluindo Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Sorocaba (SP), e 2,6 milhões de assinantes que contarão com a facilidade de manter o número de telefone ao mudar de prestadora. Assim, a portabilidade numérica já está disponível em 4.690 municípios (84,34% das cidades brasileiras) de 23 unidades da federação a 112,2 milhões de assinantes (58,53% do total) dos serviços fixo e móvel de telefonia, em 51 DDDs.
A portabilidade numérica possibilita ao usuário de serviços de telefonia fixa e móvel manter o número do telefone (código de acesso), independentemente da operadora do serviço a que esteja vinculado, sendo um estímulo à competição, à redução nos preços e à melhoria na qualidade do atendimento ao usuário. Só é possível portar o número dentro do mesmo serviço: da telefonia fixa para a telefonia fixa, da telefonia móvel para a telefonia móvel. Dessa forma, para os usuários de celulares, a manutenção do código de acesso é possível dentro do mesmo DDD. Já para os assinantes de telefones fixos, a manutenção é possível dentro da mesma Área Local.

Para solicitar a portabilidade, o usuário deve seguir os seguintes passos:

- Entrar em contato com a prestadora para a qual deseja migrar;
- Informar seus dados pessoais (nome, endereço, CPF, RG), o número do telefone e o nome da prestadora atual. O usuário receberá um número de protocolo da solicitação, e os dados informados serão validados com a prestadora atual em até um dia útil após a solicitação;
- Pagar a taxa da portabilidade à nova prestadora, que poderá isentá-lo desse pagamento. A Anatel fixou em R$ 4,00 o valor máximo que poderá ser cobrado do usuário pela portabilidade numérica;
- A nova prestadora agendará a habilitação do serviço com o usuário e informará os procedimentos para a ativação do número;
- Durante a migração, o serviço poderá ficar indisponível por até duas horas.
- Após a solicitação, o código de acesso deve ser portado em até cinco dias úteis.


Para mais informações visite o sítio da Anatel

Tá no jornal "O Globo"

Governadores fazem pressão contra Sarney no Senado

De Gerson Camarotti:

Na reta final da disputa pelo comando de Câmara e Senado, governadores aliados do Nordeste ensaiam rebelião contra a decisão do PMDB de lançar o senador José Sarney (PMDB-AP) para a presidência da Casa.
Entre os insatisfeitos estão Jaques Wagner (PT-BA), Marcelo Déda (PT-SE), Wellington Dias (PT-PI), Eduardo Campos (PSB-PE) e Jackson Lago (PDT-MA), que têm fortes divergências com o PMDB em seus estados.
Pelo menos quatro deles manifestaram intenção de levar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua desaprovação à ideia do PMDB de comandar as duas Casas do Congresso. Eles devem aproveitar uma reunião sobre programas sociais no Planalto para alertar Lula. Por esses relatos, há forte risco de rebelião das bancadas aliadas na Câmara.
Os governadores admitem que terão poucos recursos para segurar deputados que ameaçam boicotar a candidatura de Michel Temer (PMDB-SP).
Com o esvaziamento da candidatura do senador Tião Viana (PT-AC), os governadores acreditam que pode haver alto número de traições de deputados nordestinos, inclusive do PT e do PDT.
Os governadores reagem porque o PMDB começa a rivalizar a disputa pelo poder local. O temor é que a eleição de Sarney fortaleça esses grupos do PMDB regionalmente. Por isso, já ensaiam liberar as bancadas nordestinas. Mas, antes, devem consultar o presidente Lula.

Bom dia!

“Quem quiser ver a face de Deus, não deve procurá-la no vazio de sua mente, mas no amor.” (Dostoievski)

Será?

Nos últimos dias falou-se muito numa dobradinha do PSB com o PMDB para as eleições 2010.
Eu duvido muito que isto aconteça e acredito que é muito mais fácil ver um mapinguari puxando o samba de uma escola de samba, um curupira desfilando como mestre-sala, um Papai Noel como passista e uma mula-sem-cabeça comandando uma bateria do que ver os Borges (PMDB) e os Capiberibe (PSB) no mesmo palanque.

Tá no samba, tá no blog!

Denyse Quintas, assessora de imprensa da Liesa e do Blocanal, e Armstrong, aprensentador do programa "Na Avenida do Samba", que vai ao ar todas as manhãs na Rádio Difusora, a partir das 10h30.

Dengue

O mês ainda nem terminou e 90 casos de dengue já foram registrados em Macapá.
Culpa do poder público - que abandonou a cidade - e o do povo, que não se conscientiza nem se educa.

Faixa Etária

Presidente de uma grande escola de samba, o cara foi participar de um programa de carnaval na Rádio Difusora de Macapá.
Falou do enredo, dos ensaios, do número de alas, onde comprar fantasias etc e tal.
Perguntado pela apresentadora do programa qual o tamanho das alegorias, respondeu de bate-pronto:
Nossos carros alegóricos estão na faixa de etária de 10 metros de largura por 15 metros de altura.

Cuidando da cidade

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ibama trabalham juntos nesta segunda-feira, a partir das 8 horas, na Praça Beira-Rio fazendo podagem de árvores, capina e arborização.
Eraldo Trindade, secretário de Meio Ambiente, quer deixar a cidade um brinco, revitalizando as praças, arborizando passeios públicos e plantando 20 mil mudas até o final do ano, entre espécies ornamentais, medicinais e frutíferas.

Seria bom que a Prefeitura fizesse também uma campanha educativa para que o povo pare de jogar lixo nas praças e no passeio público e coloque a Guarda Municipal para trabalhar.

Carnaval-2009

Anota aí os dias e a ordem do desfile das escolas de samba para não correr o risco de esquecer:

Sábado – 21 de fevreiro

Solidariedade (início 22 h – término 23h20 h)
Emissários da Cegonha (início 23h30 – término 0h50)
Embaixada Cidade de Macapá (início 1h – término 2h20)
Piratas Estilizados (início 2h30 h – término 3h50)
Boêmios do Laguinho (início 4h – término 5h20)

Domingo – 22 de fevereiro
Jardim Felicidade (início 22h – término 23h20)
Unidos do Buritizal (início 23:h0 h – término 0h50)
Império do Povo (início 1h – término 2h20)
Piratas da Batucada (início 2h30– término 3h50)
Maracatu da Favela (início 4h – término 5h20)

De Alcy Araújo para Hélio Penafort

Minha mana Alcilene me mandou este belíssimo texto que nosso pai Alcy Araújo, poeta, escritor e jornalista, fez sobre o amigo Hélio Penafort, também escritor e jornalista. O texto foi publicado em junho de 1988, mas Alcilene não sabe em que jornal, pois achou o “recorte” em arquivos antigos.

“Quando conheci o Hélio Penafort os vícios da civilização ainda não haviam poluído a sua singela maneira de transitar nas ruas do meu mundo, deteriorado por uma sociedade sem anjos, onde os poetas lutam para que a poesia não se perca entre ruídos de máquinas, sons de buzina, assaltos e políticos.
Hélio Penafort fumava cigarros “gaivota” e o Álvaro da Cunha finos “king-sise”. Tomava conhaque “São João da Barra”, quando o Manoel Couto ingeria “white house”. Cortava o cabelo no Mercado Central, enquanto o Ezequias Assis já freqüentava o salão de um cabeleireiro gay. Tudo nele era de uma pureza de pescador.
Eu estava defronte de um contador de estórias que fazia rir o Padre Jorge Basile, numa tarde, na redação-oficina da “Voz Católica”, jornalzinho da Prelazia de Macapá, onde tantos talentos vieram à tona, como o companheiro João Silva e outros mais.
Hélio Penafort, há trinta anos bem vividos, bem comidos e bem bebidos, conta estórias. Na imprensa, no rádio, na televisão, nos livros que publica. Suas reportagens são contos, com personagens dançando o cacicó ou o turé, cavalgando ondas na costa oceânica ou singrando rios em igarités. Nas suas estórias, a mata, a terra molhada, o rio, a cachoeira do Firmino ou de Grand Roche. Na paisagem, sempre o homem. O caboclo, o índio, o negro. E mulheres de pernas bonitas e corpo cheirando a marés, a mato no amanhecer, a ervas que Deus plantou no chão amapaense.
Hélio Penafort é uma antologia folclórica. Um estudo de antropologia. Um livro para sociólogos e freqüentadores reincidentes do Bar do Abreu.
Entre uma estória e uma lenda, entre um mito e uma carraspana, ele já foi radialista, telegrafista, fotógrafo, prefeito municipal, juiz de paz, chefe de gabinete do governador, diretor de rádio-jornalismo, produtor de textos e programas de rádio e TV e sabe Deus mais o que.
Alto, desengonçado, careca, vive sorrindo, como quem tem a certeza de que a vida pode ser maravilhosa, não importa as acontecências. Certa vez ele disse: “Estou pê da vida com o Paulo Oliveira”. E em lugar de franzir o cenho, caiu na gargalhada.
Não há civilização que enodoe a alma deste contador de estória, carregada de poesia e de humor transparente. Com trinta anos de jornalismo, ele continua um homem da fronteira, que traz nos olhos o brilho das águas que se fixaram em sua visão. Só sei do Hélio zangado, quando estão botando no esfriador de arroz do seu amado e onírico Oiapoque. Aí ele protesta, no mais castiço patuá. Eu disse castiço?”

domingo, 25 de janeiro de 2009

Feliz aniversário!


Todos os confetes e serpentinas hoje para meu super amigo, poeta e jornalista Osvaldo Simões, que está de aniversário e passa o domingo inteiro ouvindo o samba de Boêmios do Laguinho, sua escola, recebendo paparicos da família e de uma multidão de amigos.
Camarada, nem preciso expressar com palavras tudo que te desejo, pois tu sabes. Mas aproveito para agradecer a Deus por você existir e estar sempre pertinho de mim.

Festa de São José

A programação da festa de São José, padroeiro da Diocese de Macapá, já está definida. Uma das novidades deste ano, de acordo com a coordenação, é a mudança do horário da procissão dia 19 de março, que será realizada pela manhã após a Santa Missa.
Segundo padre Paulo Lepre, pároco da Catedral e coordenador da festa, os preparativos da programação em honra ao padroeiro de Macapá começaram após a avaliação do Círio de Nazaré, pois quase as mesmas pessoas colaboram na organização das duas festas. O cartaz, folder, material litúrgico e outras peças de divulgação estão em fase final de impressão.
São José, Justo e Pacificador é o tema da festividade, inspirado na Campanha da Fraternidade 2009, que este ano trata sobre segurança pública, com o lema “A paz é fruto da justiça” (Is 32,17).
A programação começa no dia 15 de fevereiro com a Missa do Envio da peregrinação da imagem de São José, que passará em todos os bairros de Macapá. O novenário será de 9 a 18 de março e a festa solene dia 19, com a Santa Missa às 7h30, seguida da procissão, que após vários anos volta a ser realizada pela manhã. Após a procissão acontece a programação social na quadra da avenida Presidente Vargas, com almoço, sorteio de prêmios, show artístico, brincadeiras para as crianças e outras novidades.
(Oscar Filho – Pastoral da Comunicação)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A guilhotina do Pinsonia

Esta máquina exposta no pátio da Biblioteca Pública Elcy Lacerda é a guilhotina que pertenceu ao Pinsonia, o primeiro jornal do Amapá, fundado em 1895.
Meus amigos jornalistas Osvaldo Simões e Rostan Martins vestiram o mesmo tom de roupa para fazer pose junto a ela.
Além da guilhotina, você encontra na Biblioteca a primeira edição do Pinsonia.

Governo repassa quase 2 milhões para o carnaval

Sem fazer alarde o Governo do Estado já repassou a última parcela do convênio firmado com a Liesa para o carnaval deste ano. A grana está na conta da Embaixada de Samba Cidade de Macapá porque a Liesa está inadimplente.
As escolas que prestaram conta da parcela liberada no início do mês já estão recebendo a última parte da bufunfa, como Maracatu da Favela, Império do Povo e Solidariedade que receberam terça-feira.
Para o carnaval deste ano, o Governo do Amapá já repassou quase dois milhões de reais e a Prefeitura vai repassar R$ 300 mil.

No ronco da cuíca


Os ensaios de Piratas da Batucada, que já estão bombando, vao ficar melhor ainda a partir de segunda-feira com a presença de Ademar Carneiro (foto), o intérprete oficial da escola da Zona da Sul. Ademar chega de Belém no domingo.

E hoje tem o "Pagodão do Piratão" logo após o ensaio da bateria na quadra da Escola Guita, no Glicério Marques. E no domingo, o Piratão se apresenta a partir das 17h no Bar Sassas. Bateria, intérpretes, passistas, rainha da bateria e mestre-sala e porta-bandeira prometem botar todo mundo pra sambar no bar mais badalado da cidade. O Sassas fica na Jovino Dinoá com a Presidente Vargas.

Olha só o que tá sítio do Governo do Amapá: "A Setur cedeu à Liga das Escolas de Samba a "Panela do Amapá", uma grande maloca estruturada e que fica dentro do complexo do Sambódromo. A Liesa está usando a Panela para ministrar cursos de qualificação para artesãos, costureiras e outros profissionais que trabalham na confecção de fantasias e alegorias que vão para a Avenida Ivaldo Veras."
Ou a Comunicação do Governo está inventando coisa ou os tais cursos estão sendo ministrados no mais absoluto sigilo, pois ninguém sabe e ninguém viu. O que se sabe e se vê é que a Panela está sendo usada para os ensaios da Embaixada que, por sinal, estão bastante animados.

Falar em sigilo, que segredo está escondido no regulamento do desfile para que a Liesa se recuse a fornecer cópia para a imprensa?

Boa sacada do Boêmios a criação da Escolinha Mestre Falconery onde crianças, a partir de cinco anos, aprendem a sambar. A escolinha está preparando os passistas e casais de mestre-sala e porta-bandeira do futuro.

Jardim Felicidade deixa sua quadra hoje e faz ensaio no movimentado Terminal Rodoviário de Macapá a partir das 19h.

No domingo tem Guará Folia. É a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho percorrendo a orla do Perpétuo Socorro no maior carnaval.

Está sem dinheiro agora para comprar sua fantasia do Buritizal? Então vai lá no Sassas e compra no cartão de crédito.

Como nos anos anteriores, ritmistas, passistas e sambistas das escolas de samba de Macapá estarão a partir de fevereiro no Aeroporto Internacional recepcionando os turistas.

Blocanal faz homenagem a Ney Macapá

Denyse Quintas (Assessora de comunicação do bloco)

A irreverência e alegria de como viveu o saudoso José Maria da Silva Nery (Ney Macapá), inspirou a diretoria do bloco nas ações para o desfile na Ivaldo Veras. Magal, também como era conhecido, foi uma figura folclórica da nossa cidade, em especial no bairro Central e do Trem, principalmente neste último onde na Praça da Nossa Senhora da Conceição, participava com freqüência do Futebol à Fantasia.

No carnaval, a época do desfile na Avenida FAB, Ney Macapá conduziu o estandarte do Blocanal pelo período de três anos e nunca deixou de participar da maior manifestação popular amapaense que é a Banda. Ney Macapá e/ou Magal foram nomes vinculados a ele pela performance que realizava imitando o Ney Matogrosso e Sidney Magal.

Na década de 80 foi notícia nacional, quando realizava show no ‘Beiradão’, no Jari e a Rede Globo produzia uma matéria sobre aquela cidade. Por fim, Ney Macapá em seu Salão Osasco, certa vez, confeccionou uma placa e instalou na entrada do recinto frisando: ‘Quem comeu, comeu; Quem não comeu, não come mais!’. Era uma mensagem de alerta e prevenção, dado ao acelerado número de pessoas infectadas com o vírus da AIDS no mundo. A frase de efeito utilizada por Ney Macapá foi um grito de alerta contra a doença, já que o próprio era homossexual assumido.

Enfim, cantando o tema musical do bloco para o Carnaval 2009: ‘... Venceu o preconceito do machista, libera que agora o mundo é Gay, Da praça do futebol a fantasia, com Ney Macapá eu desfilei ...’.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

PF desbarata quadrilha que fraudava DOF

A Polícia Federal cumpriu hoje sete mandados de busca e apreensão no Amapá e no Pará. Em Macapá a PF vasculhou o gabinete do diretor do Imap/Sema, a casa de um engenheiro florestal e de dois servidores da Sema.

Leia a nota distribuída pela PF no Amapá:
"A operação foi deflagrada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Amapá (DELEMAPH), com vistas a investigar a notícia de lançamento fraudulento, no sistema DOF(Documento de Origem Florestal), de 10.695,209 m³ de madeira em tora comercial, por parte de servidor da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Amapá, figurando como favorecida uma empresa madeireira localizada em Santana/AP, que, posteriormente, comercializou parte desse crédito a empresas madeireiras sediadas no Pará.

Esclarecendo a quantidade de produto florestal em apreço, um caminhão transporta em média 25m³ de madeira. Assim, seriam necessários aproximadamente 400 caminhões para o transporte desse produto florestal, que, enfileirados, ilustrariam a importância da investigação.

Tal inserção teve como base uma doação de “galhadas, raízes, cepas, troncos ocados e fustes de diâmetro inferior ao comercial”, realizada por uma empresa Mineradora do Amapá, detentora de autorização de desmate, em favor de uma empresa madeireira situada em Santana/AP. Após essa doação, foi produzido por um engenheiro florestal Projeto de Aproveitamento de Resíduos Florestais e um Plano de Controle de Carbono, almejando travestir de legalidade a inserção no Sistema DOF de créditos virtuais de toras comerciais, e não dos resíduos florestais doados.

Constatada a fraude em diligência realizada pela Polícia Federal e pelo IBAMA em 2008, a investigação avançou para individualizar os envolvidos. Foram colhidos indícios em desfavor de servidores públicos estaduais, de um engenheiro florestal e de empresários do ramo madeireiro do Amapá e do Pará, na prática dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informação, uso de documento falso e receptação.

Hoje foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 1° Vara da Seção Judiciária do Estado do Amapá, sendo quatro no Amapá e três no Pará, em três madeireiras.

No Amapá, um dos mandados foi cumprido no gabinete do diretor de Meio Ambiente do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (IMAP/SEMA). Outro na residência de um engenheiro florestal, onde funciona uma empresa de consultoria, na Av. Almirante Barroso.Outros dois na residência de dois servidores da SEMA."

Vigia só esse trio!

Danni, Egydio e Souza, do Maracatu da Favela

Gitas e Gitinhas...

Corpo do ex-delegado Antônio Melo Ferreira está sendo velado na Capela São José, na rua Jovino Dinoá (Centro). O sepultamento será hoje à tarde.
Antônio Melo Ferreira, que era irmão do jornalista Luiz Melo, morreu de infarto terça-feira à noite em Franca (SP), onde residia com a família.

A partir de segunda-feira, 26, as Sessões Plenárias do TRE-AP serão retomadas. Após o período de recesso, a Corte da Justiça Eleitoral voltará ao pleno do Tribunal para julgar os processos e pedidos feitos por candidatos e partidos políticos.
No mês de fevereiro, deverão ser julgados os recursos eleitorais dos prefeitos Roberto Góes (Macapá) e Euricélia Cardoso (Laranjal do Jarí). Os dois foram cassados pelos juízes de primeiro grau, mas por força de liminares foram diplomados e empossados.

Em parceria com o Ibama a Prefeitura de Macapá está revitalizando as praças da cidade com serviços de limpeza, capina, podagem de árvores, recuperação de canteiros e plantios de mudas. Várias toneladas de lixo e mato já foram retiradas das praças Floriano Peixoto, Bandeira e do Jardim Marco Zero.
Seria bom que a Prefeitura colocasse a Guarda Municipal nas praças para impedir que os porcalhões voltem a atuar.

Falar em porcalhão, a Prefeitura anunciou que vai multar essa gente que sente prazer em enfeiar a cidade, jogando em qualquer lugar, principalmente no passeio público, ferro velho, restos de móveis, sucatas e o escambau a quatro.

Olha, tô gostando de ver as ações da Prefeitura de Macapá. Se o prefeito Roberto Góes continuar com esse pique Macapá vai recuperar o título de “Cidade Jóia da Amazônia”.

Delegado Roberto Maia toma posse no cargo de superintendente da Polícia Federal no Amapá dia 5 de fevereiro. A solenidade será no auditório da Unifap às 10h. Obrigada pelo convite.

Dei uma volta ontem pela cidade e vi viaturas e homens da Polícia Militar em vários pontos, tanto no centro como na periferia. Quem bom que a PM está de volta às ruas inibindo a ação da bandidagem.

Dengue - Situação de alerta

“É imprescindível que a população esteja alerta, verifique as condições do seu quintal e de seus vizinhos. Sempre que achar necessário chame nossas equipes."
(Nayma Picanço, diretora da Vigilância Sanitária)
O Departamento de Vigilância Sanitária divulgou ontem, quarta-feira, o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2009, que tem como objetivo nortear as medidas e ações de combate ao mosquito.
O levantamento apontou um índice de 3,4% de infestação predial – IIP, o que caracteriza situação de alerta. Alguns bairros, como o Centro e o Jesus de Nazaré, apresentaram índice muito elevado o que contribuiu para a alta no fechamento geral dos dados.

Criadouros Preferenciais – Conforme os dados do Levantamento realizado em Macapá, os criadouros preferenciais são os do tipo D2 – lixos e resíduos orgânicos, como descartáveis, tampinhas de refrigerantes e latinhas (que os porcalhões jogam nas ruas e calçadas), entre outros que atingiu 35,8%. Em segundo lugar estão os do tipo D1 – pneus e outros materiais rodantes com 17,5% e em terceiro lugar com 16,8% os do tipo B1 – vasos de plantas, frascos, bebedouros de animais, etc.Com a chegada do período chuvoso os casos podem aumentar se não houver os cuidados necessários.
A Vigilância Sanitária vai intensificar as ações, mas se a população não fizer sua parte de nada adiantará.

Danielle Miterrand participa de debate no Amapá

A ex-primeira dama da França, Danielle Mitterrand (presidente da Fundação "France Libertés" e Membro do FAIR – Fórum para outros indicadores de Riqueza) chegará ao estado do Amapá amanhã, 23, para participar de evento preparatório ao Fórum Social Mundial denominado Encontro no Meio do Mundo. O evento vai reunir políticos, intelectuais e acadêmicos representando o Brasil e a França. Mitterrand chefia uma delegação de 22 franceses, entre eles o professor Allain Ruellan, a vereadora de Lyon Geneviève Ancel, e Henryane de Chaponay, Presidente do CEDAL – Centro para o desenvolvimento na América Latina.
O evento, aberto para o público, é uma parceria entre a Fundação João Mangabeira, coordenada no Amapá pelo ex-governador do estado João Capiberibe, a Fundação Danielle Mitterrand – Francês Libertès e o CRID – Centro de pesquisas e informações para o desenvolvimento, e tem como objetivo servir como discussão preparatória para o Fórum Social Mundial que acontece entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro em Belém do Pará. Logo após o evento no Amapá, os membros da delegação francesa e os representantes do Amapá no evento irão de navio a Belém para participar do Fórum.

Amanhã os visitantes irão ao Marco Zero do Equador, onde acontecerá uma cerimônia de boas-vindas. Neste dia, a vereadora de Macapá, Cristina Almeida (PSB) fará uma breve apresentação do Amapá para eles. Dia 24 o deputado Camilo Capiberibe, durante café-da-manhã com a delegação francesa, os informará sobre a situação política do Amapá.

Também no dia 24 de janeiro, pela manhã, na sede da OAB, haverá mesa de debates sobre o tema “O impacto da crise global entre as populações pobres dos hemisférios norte e sul do planeta”, coordenada pela presidenta da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, a deputada federal Janete Capiberibe. Essa mesa terá dois representantes do Brasil: Carlos Henrique Schmidtt, acadêmico e ativista social, e Daguinete Brito, professora da Unifap. O evento continuará na parte da tarde com uma nova mesa de discussões, no SEBRAE, com a participação de Danielle Mitterrand, presidente da Fundação France Libertés, e do ex-governador do Amapá João Capiberibe que tratarão do tema “Os novos indicadores de riqueza e a Amazônia na visão do desenvolvimento sustentável”.
(Sizan Luis)

Confetes e serpentinas


A comunidade carnavalesca faz rufar de tambores hoje para Vicente Cruz, presidente de Boêmios do Laguinho - uma escola que está dando show de organização.
Daqui do blog todos os confetes e serpentinas vermelhos e brancos pra ele.
Feliz aniversário!

No ronco da cuíca

Prefeitura de Macapá vai repassar R$ 30 mil para cada escola de samba. O prefeito Roberto Góes - que já foi presidente do Jardim Felicidade e vice-presidente da Liesa - diz que jamais deixaria de apoiar o carnaval amapaense.

Dia 3 de fevereiro Maracatu da Favela faz ensaio na comunidade do Curiaú. São 200 ritmistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, rainha da bateria, passistas e alas coreografadas que estarão mostrando naquele quilombo um pouco do que a verde-rosa levará para o Sambódromo.

Embaixada de Samba Cidade de Macapá está sem diretor de bateria.

Rodrigo Siqueira, o carnavalesco de Boêmios do Laguinho, viajou ontem para o Rio de Janeiro para participar de uma reunião com a comissão de carnaval de Unidos de Vila Isabel. Rodrigo é consultor de enredo da escola carioca. No retorno para Macapá ele "ataia" por São Paulo para comprar o material que está faltando para finalizar as fantasias da Comissão de Frente e dos casais de mestre-sala e porta-bandeira da Nação Negra.

Ânimos exaltados e muito ti-ti-ti em reunião ontem à noite na Liga das Escolas de Samba.

Jardim Felicidade, a escola do Rei Momo Sucuriju, faz ensaio no Terminal Rodoviário amanhã a partir das 19h.

Notícias da LIBA
Por Tica Lemos

Alerta geral
É o que o bloco Filhos da Mãe Luzia vai passar aos brincantes através do tema "Respeite a vida: se beber não dirija, vem brincar com Mãe Luzia". Presidente Maylom Paes, que é do carnaval e comandante do GTA, diz que no carnaval a diversão tem que ser limitada, guardando os "excessos de animação", somente para o desfile. Tem apoio da Liba. Bebida e direção não combinam.
Abadás do bloco serão comercializados na próxima semana. Quer sair no Mãe Luzia? Liga 8126 1181 e garanta a diversão.

Quem comeu comeu ...
Assim o saudoso cabeleireiro Ney Macapá será cantado na avenida pelos brincantes do Blocanal. A homenagem vem com o tema “Dos palcos as praças, Ney Macapá folião do Blocanal", que retrata a alegre vida de quem fez história no Canal da Mendonça Júnior. Missão de compor e musicar o enredo ficou para Finéias, que, segundo os brincantes do bloco, conhecia bem o coiffeur.

Super fantásticos
Cachorrão, do bloco Filhos da Fruta, tá com tempo de sobra, na sombra como costuma dizer. Carnaval do bloco, garante ele, está pronto só aguardando o momento de colocar os abadás a disposição da comunidade. Sempre muito animado, Filhos da Fruta andará pelo universo dos "Super Heróis". A letra da música ficou a cargo do Finéias e está um balanço pra lá de contagiante. Filhos da fruta é da Favela e espera por vocês.

Pode entrar
Presidente Pereirinha conseguiu um teto para a Liba. Depois de um dedo de prosa com o governador, a tão esperada "casa própria" será construída na área interna do Sambódromo, coladinha a da Liesa. A obra será entregue até 15 de fevereiro. Pereirinha garante que vai equipar com tudo o que tem direito para receber todos confortavelmente. Oba!

Das 19h às 3h10h
Os onze blocos da Liba desfilam no dia 23 de fevereiro (segunda-feira), com início às 19h, na seguinte ordem: Bloco Pica Pau, Bafo da Onça, Kubalança, Mãe Luzia, Rolará, Xexênia, Mancha Negra, Cabralzinho, Filhos da Fruta, Blocanal e Pau Grande.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"Sai fora, tio Sam"

Já está à venda nas bancas e nas principais lojas de disco de Macapá o CD de Alan Yared "Sai Fora Tio Sam".


Yared conta porque fez esta música que dá título ao disco:
"Resolvi dar um pé na bunda de George Bush – vontade de grande parte da população mundial - por ser ele o representante da política imperialista dos EUA. Testemunhamos, dia após dia de seu mandato, a grande lambança da nação mais rica do planeta, sob o pretexto de “garantir a segurança” ao resto do planeta, maculando a imagem das culturas, credos e dos povos muçulmanos do Oriente Médio, desrespeitando a rica diversidade religiosa entre as civilizações, para respaldar sua política belicosa e neocolonialista com grandes genocídios pelo mundo afora, tomando assim, igualmente como a Roma antiga ou Alemanha Nazista, uma postura de verdadeira nação terrorista."

Alan Carlos Yared Lima, nasceu em Macapá no ano de 1972. Na infância, cantava em programas de calouros. Nos anos 80, foi um dos precursores do movimento de rock de garagem na cidade com a banda Ura - rock punk. Na década de 90 integrou a banda Flor de Laranjeira com uma proposta regional. Começou a compor em 2000 e a participar de festivais de músicas autorais, daí em diante. Em 2004 fez turnê com o show Tributo a Legião Urbana. Em 2005 integrou o grupo Imã. E agora, em 2009, lança CD intitulado Sai Fora Tio Sam.

Sucesso pra ele!

No ronco da cuíca

Marquinho Drumond, da Imperatriz (RJ), assegurou ao presidentre licenciado do Maracatu, tenente Souza, que mais tardar semana que vem a escola carioca estará enviando uma carreta de material para a verde-rosa amapaense. Por conta dessa parceria, Souza não pára de repetir que "Maracatu e Imperatriz tem tudo para ser feliz".

O que mais se comenta desde ontem nos barracões, ateliês, oficinas e botecos é que Geléia foi proibido de entrar na Liga das Escolas de Samba. Que que é isso, gente? Geléia é presidente de escola de samba e ex-presidente da Liga e merece todo o respeito da comunidade carnavalesca.

Parece que acenderam o sinal vermelho lá pras bandas do Setentrião. Dia desses ao fazer o repasse de R$ 714 mil para a Liga das Escolas de Samba o governador Waldez Góes disse que repassaria a segunda parcela, no mesmo valor, a hora que as escolas quisessem, inclusive até no dia seguinte. Agora, o governador mandou dizer que só repassará a segunda parcela quando a Liga prestar contas direitinho da primeira. É que andaram fazendo fuxico para o governador, então...

Escola Estadual Antônio João abre o ano letivo dia 9 com um grande carnaval. Os alunos serão recepcionados pelo bloco "Carná João", formado por professores e demais funcionários da escola. A folia vai começar às 16h.

Todos os confetes e serpentinas hoje para o Roberto Monteiro, carnavalesco do Império do Povo e ex-carnavalesco e mestre de bateria de Piratão. Monteirinho está de niver.

A M2 Publicidade, agência de Marly Mafalda, desistiu ontem à noite da compra do direito de transmissão do desfile das escolas de samba. Quem se habilita?

Na mesa da presidente da Liga repousa uma proposta de compra do carnaval no valor de R$ 110 mil a serem pagos antes do desfile. Os conselheiros ainda não foram informados dessa proposta.

Cuidado! Cuidado! Cuidado! Tem um grupo político - que até dia desses não sabia a diferença entre farda e fantasia - que quer ser dono do carnaval. Já tem representantes enfiados na Liga, numa escola do centro e em outra da zona norte. Levar partido político pra dentro do carnaval é pura sacanagem com a cultura popular.

Poeta e jornalista Osvaldo Simões virou blogueiro. Desde ontem está no ar o blog http://o-simoes.blogspot.com/ com tudo que rola nos bastidores do reinado de Momo. Outros blogs que abrem generosos espaços para o carnaval são o do Rostan (rostan.zip.net), do Cliver (clivercampos.zip.net), o Carnavalesco (ocarnavalesco.zip.net) e o Repiquete (alcilene.zip.net). Recomendo todos eles.

Festival de Samba Enredo

Confirmado para o dia 7 no Sambódromo o Festival de Samba Enredo. A festa começa às 17h, mas a apresentação das escolas terá início só às 19h.
O regulamento fixa em 30 0 número máximo de ritmistas (não contando aí os diretores de bateria, intérpretes e cordas), cinco passadas do samba e intervalo de 15 minutos entre uma escola e outra.

Sabe qual é o prêmio para o melhor samba?
Nem a Liga das Escolas de Samba sabe ainda, pois vai tentar convencer a Prefeitura de Macapá a assumir a premiação.

Eis a ordem de apresentação das escolas:
1 - Jardim Felicidade
2 - Solidariedade
3 - Buritizal
4 - Emissários da Cegonha
5 - Estilizados
6 - Piratão
7 - Boêmios do Laguinho
8 - Império do Povo
9 - Maracatu da Favela
10 - Embaixada

Ensaio técnico no Sambódromo

Já está definido o período que as escolas de samba farão ensaio técnico no Sambódromo: será de 14 a 18 de fevereiro, sempre começando às 20 horas e com duas escolas por noite, cada uma com o tempo de uma hora e meia.
Agende aí para não esquecer, pois os ensaios técnicos são também um bom espetáculo:
Dia 14 - Maracatu da Favela e Jardim Felicidade
Dia 15 - Embaixada e Piratão
Dia 16 - Emissários da Cegonha e Buritizal
Dia 17 - Solidariedade e Boêmios
Dia 18 - Estilizados e Império do Povo

Bom dia!

Volto depois do almoço

Une rencontre sous l'Équateur

A ex-primeira dama da França Danielle Mitterrand estará em Macapá na próxima sexta-feira, 23. Ela vem chefiando uma delegação de 22 franceses que participarão, aqui em Macapá, de um evento preparatório para o Fórum Social Mundial.
O evento, marcado para sábado, vai reunir, pela manhã na sede da OAB e à tarde no Sebrae, políticos, intelectuais e acadêmicos brasileiros e franceses.

Mais tarde eu volto com mais informações sobre este encontro

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Bom dia!

"Meu verso é como a semente que nasce arriba do chão,
não tenho estudo nem arte, a minha rima faz parte
das obras da criação."
(Patativa do Assaré)

Abusados

Alguém precisa dizer aos motoristas da Empresa Municipal de Transportes Urbanos que eles não são os donos da rua.
Sábado, por volta das 17h, uma viatura da EMTU transportando guardas municipais, parou bem em cima da faixa de pedestre no cruzamento da Leopoldo Machado com a Avenida Fab enquanto aguardava o sinal abrir, dificultando a travessia dos pedestres.
Agora me diz: como é que esses guardas podem multar quem comete infração no trânsito se eles são os primeiros a atropelar a legislação?

Presta atenção!

Quando esses dois (Mata e Alcione) estão rindo assim - parece que mangando das outras escolas de samba - é bom ficar de olho no Piratão

Os números da Prefeitura

O prefeito Roberto Góes (PDT) , concede na manhã desta segunda-feira uma entrevista coletiva à imprensa amapaense, para apresentar à sociedade os números reais da situação financeira da Prefeitura de Macapá.
Ele aproveita para apresentar também a marca e o slogan de seu governo.
A coletiva será às 9h no auditório da Fortaleza de São José de Macapá.

Eles brilharam no Gigante da Favela (3)

Olha aí o timaço de São José em 1977
Vamos identificar os craques?

Falar em identificar os craques, na foto do Juventus publicada semana passada os comentaristas do blog identificaram: Em pé - Merendinha, Ciro, Edilson Brito (Caboquinho), Zé Marques (Curupira), Cremildo e José Maria Franco (falecido). Agachados: J. Nei, Jupati, Antoninho Amaral (Dente de Cão), Orlando Torres e Enildo Amaral (Cuia Preta), irmão do Antoninho.

E a filha do Orlando Torres mandou dizer que ele está morando em Belém, tem mais de 60 anos mas continua jogando bola.

Vice-prefeita reúne com o Setap

A vice-prefeita de Macapá Helena Guerra, que coordena o Grupo de Trabalho para a discussão das melhorias do transporte coletivo em Macapá, fará a primeira reunião com os integrantes da frente administrativa e com os representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), hoje às 17h na sede da EMTU.
Após o encontro as primeiras medidas serão anunciadas.
Vamos aguardar.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Entardecer

Te prometo, Poeta,
que no próximo entardecer
vou pintar um arco-íris
para deixar tua tardezinha
menos triste.
Hás de sentir que o entardecer
pode ser tão belo
quanto o alvorecer
que ilumina teu rosto
e abre sorrisos no teu olhar.
Presta atenção, Poeta,
essa hora não deveria entristecer a tua alma
pois é o momento solene
no qual Deus apaga o sol
para acender a lua e as estrelas
Principalmente aquela estrela
que tanto te encanta
quando estás
tecendo sonhos
e versos na madrugada.
(Alcinéa)

Eu também acho

Da Coluna From, no Diário do Amapá:

"Bola fora
Estaria bem mais próximo da marca do pênalti, se o aniversário do Glicerão, essa semana, houvesse sido comemorado com uma pelada entre veteranos, em fim de tarde — e, no fim, regada a uma churrascada e cerveja à vontade.
Porque café da manhã, quase como exigência de traje a rigor, convenhamos, não cabe para um evento dessa natureza."

sábado, 17 de janeiro de 2009

E porque ontem foi sexta

reunimos em casa um grupo de amigos para um papo gostoso, uma cerveja gelada (mas eu só tomo refrigerante e suco), petiscos, música de boa qualidade e matar a saudade do Jomasam e sua esposa Semi, que moram há muitos anos na Guiana Francesa mas sempre que podem dão um pulinho aqui no Amapá e nós temos imenso prazer em recebê-los, pois são nossos amigos de muitos e muitos anos. O animado encontro rolou até altas horas da madrugada e, como Jomasam é músico, claro que foi "explorado" e teve que tocar e cantar pra nós, afinal não é sempre que temos o privilégio de ouvi-lo. Mas o Antônio Maia, o Alcione e o Alessandro deram uma "canja".
O mano Alcione trouxe o violão, meu filho fez as tábuas de frios, o maridão cuidou da cerveja, o Valdo assou a picanha...
Foi realmente uma noite maravilhosa, de muitos risos e alegria com Jomasam e Semi, Dolzany e Nira, Fred e Carina, Alessandro e Soninha, Maia, Valdo, mano Alcione, Vilma, Rodolfo e Francisco. E a lua estava linda. Jomasam continua tocando e cantando divinamente bem

Fred e Carina (será que eles cantam?), Semi (sempre aplaudindo o marido) e Chico, que mostrou que é super afinado (né não, Valdo?)

Rodolfo (qual é mesmo o apelido dele, Tondo?), Alcione, Vilma e Jomasam: essa turma se conhece "há mil anos", aí dá pra imaginar as histórias que rolaram ... hehehe

E porque hoje é sábado

vou tomar café com os poetas e queridíssimos amigos Manoel Bispo, Ricardo Pontes, José Pastana, Rostan Martins e Osvaldo Simões.
E almoçar um peixe assado na brasa com amigos do carnaval.
À tardinha vou a Igreja e à noite fico curtindo o marido e o filhão.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Eles brilharam no Gigante da Favela (2)

Vamos identificar esses craques?

Comemorando resultado do vestibular

Blogueiros e comentaristas aqui do blog ainda estão festejando o resultado do vestibular da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
O blogueiro Heverson Castro foi aprovado para o curso de Ciências Sociais, o blogueiro Ronaldo Monteiro festeja a aprovação de duas primas para Ciências Ambientais, Mariléia Maciel faz a maior festa para o filho Pedro Caio, aprovado em Física, e Elton Tavares comemora a aprovação da comadre amiga Rebecca Braga.
Parabéns e sucesso a todos.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sai o listão da Unifap

"Alô, alô, alô, papai
Alô, mamãe
poe a vitrola pra tocar
pode soltar foguete
que eu passei no vestibular"
A cidade está alegre, colorida, com festas, música tocando alto, trotes e foguetes em todos os bairros. São os novos calouros da Unifap festejando a aprovação no Vestibular.
Parabéns a eles!
Que possam concluir seus cursos com o mesmo entusiasmo que se prepararam para o vestibular e se tornem excelentes profissionais para ajudar a construir um Amapá bem melhor.
O listão você confere no sítio http://www.unifap.br/

Eles brilharam no Gigante da Favela (1)

Os irmãos Aldo, Assis, Bira, Marco Antônio e Haroldo Santos, no Esporte Clube Macapá

No ronco da cuíca

A idéia de jerico da presidência da Liga das Escolas de Samba de contratar jurados no Rio de Janeiro e São Paulo ainda vai dar muita confusão. Numa enquete feita hoje pelo programa "Luiz Melo Entrevista", diretores de escolas de samba, brincantes e o povão se mostraram contra.
Eu também sou contra. Ora, se temos a competência de fazer o que é considerado o terceiro melhor carnaval do Brasil é claro que também temos competência para julgar. Ou não?
Portanto ir buscar jurados em outros estados é gasto desnecessário do dinheiro público repassado pelo Governo para a Liesa. Né não?

Boêmios do Laguinho faz hoje ensaio técnico no Sambódromo a partir das 19h. Para levar a comunidade ao sambódromo, o Boêmios está disponibilizando ônibus que sairão da frente da sua sede social. Vai lá!

Cliver Campos manda avisar que amanhã, sexta-feira, acontece o mais um “Pagodão do Piratão”, após o ensaio da bateria, na quadra da Escola Guita, localizada nas dependências do estádio Glicério Marques. E no domingo o ensaio será na orla do Santa Inês, a partir das 17h.

Notícias da Liga dos Blocos
Por Tica Lemos
Mancha Negra e Boêmios
Batido o martelo na dobradinha Mancha Negra e Boêmios do Laguinho. Bateria Pororoca foi quem acompanhou Tayson Tiassú na gravação do samba de empolgação do bloco.

Baile da Musa
Será dia 31 no Sesc Araxá, o baile de carnaval que vai eleger a Musa da Liba/Carnaval 2009. Serão 11 candidatas que representarão os blocos filiados a Liba. Para coordenar o concurso, a LIBA contratou o carnavalesco Rodrigo Siqueira, que será responsável pela passarela e coreografia do desfile.
O sambista carioca Paulinho Mocidade será outra atração do evento.

Xerfan é Pica-Pau
Com o tema " Da bola pra avenida um xef no jogo da vida", o bloco Pica Pau Boleiro vai prestar uma justa homenagem a Xerfan, cidadão Zona Sul que é a cara do carnaval amapaense. Contando um pouco da história desse amapaense de coração, o Pica Pau está programando um ziriguidum do babado para lançar sua música e apresentar seu abadá. Xerfan tem acompanhado de pertinho todo o processo de criação e produção das fantasias e alegoria do bloco.

Mixagem
CD com os 11 sambas de empolgação dos blocos da LIBA já estão no forno. Últimos ajustes estão sendo colocados para que na próxima semana o CD já esteja disponível para a comunidade do carnaval. Presidente Pereirinha garante que esse CD será um dos mais bem produzidos pela Liga, vai ter fotografias dos blocos no encarte e a capa e contracapa terá imagem dos campeões de 2008.

Tá no samba, tá no blog!


Filho do saudoso Luís do Apito, Carlinho Bababá é considerado um dos melhores diretores de bateria dos últimos tempos.
Mas antes de usar o apito que pertenceu ao pai, Bababá foi passista e mestre-sala do Solidariedade e ritmista de Piratas da Batucada.
Ainda ritimista do Piratão, Bababá assumiu o comando da bateria do Soli e mais tarde do Maracatu da Favela. Voltou ao Piratão já como mestre e agora pertence ao Boêmios do Laguinho, onde comanda com muita competência, entusiasmo e responsabilidade a festejada bateria "Pororoca", ao lado de Pelé.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Memória - Futebol (1)

Solenidade de inauguração do Glycerão
Mais antigo que o Maracanã, o estádio municipal Glycério Marques, em Macapá, foi inaugurado em janeiro de 1950, com um jogo entre as seleções do Amapá e Pará. Uns dizem que a inauguração foi dia 14, outros asseguram que foi 15. Eu não sei.
Só comecei a frequentar o estádio - que era chamado de Gigante da Favela e de Glycerão - no início dos anos 70, quando trabalhava como repórter esportiva do Jornal do Povo. Na época não havia iluminação, portanto nada de jogos à noite. O campeonato era disputado no domingo à tarde, com a preliminar (chamada de esfria-sol) começando às 14 horas e a principal às 16h.
Geralmente a preliminar era feita pelos times menores, como o União e 13 de Setembro. O 13, coitado, certa vez não tinha dinheiro nem para comprar as chuteiras e os "craques" tiveram que jogar de chulipa - que não tem atrito - aí era um "cai-cai" que não acabava mais.
Em 1975 quando Manuel Antônio Dias era presidente da FAD (hoje Federação Amapaense de Futebol) o "Gigante da Favela" passou por uma grande reforma, talvez a mais importante da sua história, visto que recebeu iluminação e um gramado que era um primor. Ah! as torres de refletores deixavam o povão boquiaberto, pois nunca se tinha visto isto por aqui. Era uma beleza!
Para a reinauguração a FAD mandou buscar a Seleção Brasileira de Amadores que veio com todos os seus craques, entre eles o Éder, ponta-esquerda do Atlético Mineiro.

Seleção amapaense no jogo de inauguração do Estádio:

Técnico: Delbanor Dias - Jogadores: Lavareda, Raimundinho, Cabral, Alves, Setenta e Cinco, Adãozinho, Suzete, Roxinho, Luiz, Dedé e Boró.
A nossa seleção perdeu para o Pará pelo placar de 1 a 0.

Olha aí o "Moleque Travesso"

O timaço do Juventus
Vamos tentar identificar esses craques?
Eu só consegui identificar o Zé Maria Franco (primeiro à esquerda em pé) e o Orlando Torres (segundo à esquerda agachado).

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Haroldo Franco e o Jornal do Povo

Há exatos 67 anos nascia Haroldo José Pantoja Franco, talvez o mais polêmico e mais ousado jornalista amapaense. E há exatos 25 anos ele morria.

Conheci Haroldo Franco quando eu ainda era criança e ele um jovem que se destacava por sua inteligência e ousadia. Sua casa fazia fundos com a nossa e ele tinha um carinho muito grande por meus pais e brincava comigo me chamando de “bonequinha” ou “princesinha”.
Meus pais foram seus padrinhos de casamento a ainda lembro, embora sem muita nitidez, da recepção na casa de Dona Lali, sua mãe.
Haroldo foi professor de Filosofia na Universidade Federal do Pará, mas sua paixão mesmo era o jornalismo e chegou a ocupar os mais altos cargos nas redações paraenses, como o de editor-geral do Estado do Pará, hoje Diário do Pará.
No Amapá fundou vários jornais, mas o que fez história foi o Jornal do Povo – o primeiro jornal diário do Amapá. Era muita ousadia naquela época, início dos anos 70, pensar em fazer jornal diário aqui. Haroldo não só pensou. Fez.
Num prédio na avenida Diógenes Silva, quase esquina com a Leopoldo Machado, montou a oficina (ainda era o tempo da linotipo), a redação (com aquela mesa enorme com várias máquinas remington), o laboratório fotográfico (na época se usava clichê) e administração.
Como Macapá era carente de profissionais, Haroldo trouxe os gráficos de Belém. Entre eles o bonachão Maxico, um coroa de cabelos grisalhos e rosto corado, que nos encantava contando histórias de jornais paraenses.
Para comandar a redação foi buscar em Belém o Walmir Botelho (editor de O Liberal) e no Acre o Élson Martins, o primeiro para atuar como diretor de redação e o segundo como chefe de reportagem. José Mendonça,que veio não lembro de onde, era o diagramador – que chamam hoje de formatador. Diagramar um jornal naquela época não era fácil. Tinha que calcular e desenhar a página com canetas vermelha e azul numa folha lisa. Mais tarde surgiu a folha quadriculada, já dividida em colunas, o que facilitava um pouco o trabalho do diagramador. Hoje se faz tudo no computador.
Fizeram parte da primeira equipe do Jornal do Povo, eu, Edevaldo Leal (hoje advogado), Odilardo Lima (hoje delegado de polícia), Fernando Rodrigues (hoje historiador) e seu irmão Raimundo Rodrigues (hoje economista e professor universitário). A coluna social ficou por conta de Maria Augusta Ventura e os editoriais eram feitos pelo veterano jornalista Alcy Araújo. Horácio Marinho era o fotógrafo e o professor Estácio Vidal Picanço escrevia uma coluna. Gentil e Biló eram os jornaleiros, que saiam pela ruas gritando a manchete. Mais tarde vieram o Corrêa Neto, o José Júlio Nunes entre outros.
Não! Não era fácil fazer jornal diário naquela época. Macapá era um ovo, quase nada de grande importância acontecia por aqui, portanto tínhamos que tirar leite de pedra. E a gente tirava com o maior entusiasmo e assimilando as lições que nos eram repassadas por Haroldo Franco, Alcy Araújo, Walmir Botelho, Élson Martins e mais tarde Corrêa Neto.
Curiosa, inquieta e com sede de aprender – e com esse time para me ensinar – eu trabalhei em todas as editorias do Jornal do Povo. Cobria esporte, cidade, política, cultura, visita de ministros e de presidente da República. Ano passado, no blog Repiquete, Élson Martins se referindo a mim disse que “tinha lido naquele tempo (início dos anos setenta), no seu olhar atento, a inquietude de uma repórter.”
Foi no Jornal do Povo, em 1975, que ganhei meus primeiros prêmios como jornalista, medalhas de Honra ao Mérito da Federação Amapaense de Desportos (atual Federação Amapaense de Futebol) e Academia Osélio Silva, diplomas de Honra ao Mérito de entidades culturais e das federações de vôlei, basquete e natação, votos de congratulações de Câmaras de Vereadores, entre outras honrarias. Entrevistei ministros, celebridades, craques do futebol, artistas e anônimos. Certa vez o Haroldo Franco escreveu um artigo onde dizia que eu estava trilhando com muita competência e responsabilidade o caminho do meu pai Alcy Araújo e que eu sabia entrevistar, com o mesmo respeito, tanto o operário suado como o ministro engravatado. Isso me estimulou bastante.
Ah, naquela época eu era a única mulher repórter no Amapá e talvez a única no Brasil a fazer reportagem esportiva.
Não lembro por quanto tempo o JP se manteve diário, pois no final de 1975 fui para o jornal “O Estado do Pará”, e logo depois segui para o Rio de Janeiro para fazer faculdade. Quando voltei o jornal não era mais diário. Era semanal e rodado em off-set em Belém. Ainda cheguei a fazer, junto com Fernando Rodrigues, uma coluna política, por um curto período. Depois fui para outro jornal, também semanal.
No dia 13 de janeiro de 1984 eu não estava em Macapá. Soube, através de um telefonema de minha mãe, que fizeram para o Haroldo, na redação do Jornal, uma festa surpresa em comemoração aos 42 anos dele. Foram tantas homenagens e tantas emoções que o coração do meu amigo não agüentou.
Já se passaram 25 anos, mas sempre que penso nele uma lágrima teima em cair.
Eu teria muito para contar sobre o Haroldo e o Jornal do Povo. Mas deixo para contar outro dia, pois agora essa lagrimazinha teimosa começa a cair me impedindo de ver com nitidez o teclado e a tela do computador.


Então tá combinado. Outro dia eu conto algumas coisinhas pra vocês, como:
- O que tinha no cofre do Haroldo que deixava todo corrupto tremendo de medo
- O dia que a PF apreendeu o jornal
- A bomba que colocaram no carro do Haroldo com um aviso
- Repórter HF - a coluna que ele escrevia
- Chantal, Chantal, um dia eu chego lá.
- Sorry, periferia
- O Fusquinha do Corrêa que dava carona pra todo mundo
- A história das reportagens sobre uma casa mal assombrada, um homem nu e macumba no futebol
- O repórter do JP que morria de medo de visagem
- O horóscopo do JP
- As brincadeiras que rolavam na redação
- etc etc etc

Ô gentinha!

Olha só o que estão fazendo com o Rio Amazonas

Oi? Nem te ligo!

Desde sábado os municípios de Tartarugalzinho, Porto Grande, Calçoene e Amapá – que são atendidos (?) pela Operadora Oi - estão sem comunicação telefônica.
Todos os telefones estão mudos.
O ex-prefeito de Tartarugalzinho, empresário Altamir Rezende, o Mineiro, diz que aquele município já ficou até semanas sem telefone e a “Oi” não dá uma explicação.
Moradores dos quatro municípios vão enviar um abaixo-assinado a Anatel e ao Ministério Público denunciando o descaso e exigindo que sejam mais rigorosos com a operadora.

Um bom exemplo

Preocupados com a dengue e com a leptospirose, os moradores de uma das áreas mais carentes de Macapá, a Baixada Pará, no bairro Cidade Nova, fizeram um mutirão de limpeza das ruas e vielas. “A gente não pode apenas esperar do Poder Público, a comunidade precisa fazer sua parte”, disse o presidente da Associação dos Moradores, Haroldo Leite.

nos bairros de classes média e alta – onde se diz que moram as pessoas mais esclarecidas - a porcaria impera, com lixo jogado nas ruas e calçadas.

Foto: Johnny Sena

Coleta de lixo passa a ser diária

E porcalhões serão multados

A Prefeitura de Macapá divulgou ontem, o novo quadro de coleta do lixo domiciliar, feitos através dos caminhões coletores, da empresa Enterpa. Antes, apenas o Centro tinha coleta diária, mas a partir de agora, outros sete bairros da Capital passam a ter a retirada diária do lixo domiciliar. São eles: Alvorada, Santa Rita, Trem, Laguinho, Jesus de Nazaré, Pacoval e Perpétuo Socorro.
Até ontem, esses bairros eram atendidos pelas equipes de coleta do lixo em dias alternados. Agora o horário de retirada do lixo domiciliar será feito a partir das 19 horas.
A Prefeitura orienta os moradores para que só coloquem o lixo para fora ( e em sacos plásticos devidamente fechados) uma hora antes do horário programado, ou seja, às 18 horas. Quem botar o lixo pra fora antes desse horário e em sacos abertos – o que faz com que a cachorrada espalhe tudo – pode ser multado, com base no Código de Limpeza Pública, alerta Gláucia Maders, secretária de Manutenção Urbanística.
A Prefeitura tem que multar mesmo os porcalhões.

Contra a dengue

A Prefeitura de Macapá através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou ontem ,12, o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que identifica as áreas de infestação da larva do mosquito transmissor da dengue. O estudo é elaborado a partir da visita domiciliar realizada pelos agentes de endemias, com o objetivo de identificar as áreas que apresentam maior risco de formação de criadouros do mosquito.

Os agentes, devidamente uniformizados, têm como objetivo localizar os criadouros e a quantidade deles nas casas e terrenos de todos os bairros de Macapá. É importante que os moradores acompanhem os trabalhos. Serão verificados locais com água parada como caixas d’água, piscinas, vasos com flores e outros lugares que contribuem para reprodução do mosquito.

Com o início do período de chuvas, a Secretaria de Saúde orienta para que a população redobre a atenção em decorrência da probabilidade de aumento do número de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Entretanto, o trabalho de educação em saúde será constante nas ruas e avenidas de Macapá por meio de panfletagem. É bom ressaltar que os criadouros mais comuns em Macapá, ainda são as garrafas e frascos com água, pneus, caixas d’águas e descartáveis. (Janine Cruz, do Departamento de Comunicação da PMM)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Do meu jardim

Minhas roseiras amanheceram carregadinhas pra te desejar uma semana de muitas alegrias