quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Com falha no freio, avião da TAM tem problemas ao pousar em Macapá

O aeroporto de Macapá ficou fechado por mais de uma hora esta madrugada por causa de problemas no pouso de um avião da TAM, procedente de Brasília com escala em Belém (vôo 3448).
Com pane nos freios, a aeronave não pode completar a manobra no solo e teve que ser rebocada.
O comandante Jotaerre confirmou ao blog que a aeronave estava com “pouco freio” e, por medida de segurança, decidiu parar a aeronave e chamar o reboque. É que para completar a manobra, após fazer a curva no final da pista ele teria que acelerar.
Sabe-se que com falhas no freio uma aceleração poderia ser fatal. Seria difícil parar o avião depois de acelerado. Se não conseguisse era provável que a aeronave se chocasse com o prédio do aeroporto.
Valeu a experiência e habilidade dele para evitar uma tragédia como a de Congonhas.
O vôo saiu de Belém para Macapá com mais de duas horas de atraso, mas o comandante nega que o atraso tenha se dado em função de problemas com a aeronave. No entanto, passageiros disseram que quando embarcaram em Belém sentiram forte cheiro de combustível dentro do avião e por causa disso a aeronave demorou mais que o previsto no solo para que os mecânicos fizessem uma vistoria.
“Tava fedendo a querosene”, disse um dos passageiros.
“Eu sabia que este avião estava com problemas, estava com um barulho estranho e percebi que estavam fazendo testes para descobrir o que era e isso levou muito tempo”, contou outro passageiro, que jura que não se assusta com nada porque vive viajando. “Como vivo dentro de avião já fiz um bom seguro para minha mulher e meus filhos”, contou. “Se eu morrer, o Ricardão vai se dar bem”, brincou.
O problema com o avião da TAM atrasou o vôo da Gol, que deveria chegar em Macapá a 1h. Com o aeroporto fechado para pousos e decolagens, a aeronave da Gol só pode pousar depois das 2h da madrugada.