terça-feira, 23 de outubro de 2007

Índios tyriós fazem 8 reféns no Amapá

Desde ontem oito funcionários da Funasa no Amapá estão sendo mantidos como reféns pelos índios Tyriós, no Parque do Tumucumaque (AP). Os funcionários viajaram domingo para o Parque, onde desenvolveriam ações de capacitação e fariam um levantamento para uma campanha de vacinação na aldeia. Entre os reféns está a gestora do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Marcela Bentes.
Segundo o superintendente da Funasa no Amapá, Gervásio Oliveira, os tyriós reivindicam o repasse da segunda parcela, no valor de R$ 1,5 milhão, de um convênio assinado em março do ano passado entre a Funasa e a Apitu (Associação dos Povos Indígenas do Tumucumaque) para ações básicas de saúde nas aldeias indígenas, como compra de medicamentos, alimentação para os indígenas doentes e o pagamento dos agentes de saúde.
Os índios exigem a presença de Gervásio Oliveira na aldeia. Ele não vai, mas manda ainda hoje pela manhã um representante para lá.
É a segunda vez que funcionários da Funasa são mantidos como reféns por causa deste convênio. A primeira foi em julho do ano passado, quando nove funcionários foram obrigados a ficar por quase uma semana na aldeia do Manga, dos índios caripunas, no Oiapoque.

Os caripunas exigiam o repasse R$ 1,6 milhão, correspondente a primeira parcela do convênio e só liberaram os reféns quando o depósito em nome da Apitu foi feito.