quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Ministério da Saúde usa Internet para combater a dengue

População agora tem site informativo que auxilia o combate à dengue
Da assessoria de comunicação do Ministério da Saúde
O combate à dengue agora ganha um aliado na rede mundial de computadores. O Ministério da Saúde colocou hoje (17) no ar um site na internet que vai orientar a população brasileira na prevenção e no combate à doença. Por meio do endereço eletrônico www.combatadengue.com.br, os visitantes têm acesso a todas as informações necessárias sobre a doença e sua forma de contágio, como são os sintomas e o tratamento, além de acessar a situação das regiões brasileiras em relação à incidência da doença.

Com mais de 50 milhões de brasileiros conectados, a internet tem um papel muito importante na divulgação da campanha, na mobilização e na educação da população. O novo endereço eletrônico permite que o interessado, por exemplo, baixe todo o material da campanha "Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar" lançada nesta semana pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Um clique no "Junte-se ao combate" permite o acesso a jingles, peças publicitárias, filme e a ringtones sobre a campanha para celulares.

"Um aspecto fundamental para o controle da dengue é o compartilhamento de responsabilidades e esforços entre o poder público e a sociedade", afirma o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna. "Este site é uma excelente oportunidade de democratizar informações e fortalecer o controle social", completa.

As dúvidas mais comuns que atormentam brasileiros, como meios de transmissão, riscos de novo contágio, vacinas e mortalidade também estão respondidas no site. Além disso, o internauta terá acesso aos números da dengue no Brasil, o que permitirá o acompanhamento da situação de seu estado.

O novo endereço permite que o interessado auxilie o governo no combate à doença. Por meio do link "Seja um agente", a população envia um comunicado às autoridades sobre novos focos de incidência da doença em sua cidade. A população também poderá enviar a cartilha que há no portal aos vizinhos, amigos e toda a comunidade, além de ícones de mensagens, selos para blogs e papel de parede para computadores.

Educadores - Todas as informações disponíveis no site permitem que educadores utilizem formas diversificadas para informar crianças e jovens na prevenção e no combate à doença. Em breve, os professores terão acesso a material educativo específico, com apresentação em powerpoint e jogos de memória para o trabalho em sala de aula.

As rádios de todo o país desde já podem baixar gratuitamente o conteúdo dos jingles da campanha com duração de 15 segundos, 30 segundos ou 45 segundos.
Mais informações
Atendimento ao cidadão

0800 61 1997 ou 61 3315-2425
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580 ou 3315-2351
Plantão de fim-de-semana:
(61) 9962-3752

"Temos que entender a campanha contra a dengue como uma guerra, onde quem não está do lado da vida, está contra ela. O que não é justo é passar as mãos nas cabeças de alguns, colocando em risco a segurança de todos." (Corrêa Neto, jornalista)