sábado, 11 de abril de 2009

Programação

11/04 – Marabaixo da Aceitação, a partir das 15h
21/04 – Marabaixo da Integração
01/05 – Marabaixo e Batuque – Os tambores rufam em homenagem ao trabalhador.


10/05 – Domingo do Mastro – Neste dia, de manhã cedinho as pessoas vão buscar na mata um mastro que no final do mês será enfeitado com murta. Da mata até a casa do festeiro, o povo vem cantando, dançando e soltando foguetes. Por volta das 9h chega-se a casa do festeiro e o marabaixo continua o dia inteiro e vara a noite. Como a festa é longa, de vez em quando é servido um caldo feito de carne bovina e muitas verduras e legumes. Para manter a animação não pode faltar a gengibirra.


31/05 – Domingo da Murta – É quando o povo vai quebrar (apanhar, colher) a murta (uma tipo de ramagem) que enfeitará o mastro. Como no domingo do Mastro, o povo vem com a murta até a casa do festeiro dançando, cantando e soltando foguetes. Lá chegando – o que geralmente se dá por volta das 15h – enfeita e levanta o mastro e dança até a manhã de segunda-feira.


07/06 – Às 7h30 Missa seguida de café da manhã. Às 12 horas é servido um almoço para as crianças. É o “Almoço dos Inocentes”.
11/06 – Marabaixo de Corpus Christi


14/06Encerramento do Ciclo. O encerramento se dá com derrubada do mastro, que tem que ser feita antes das 18h. Derrubado o mastro, é tirada do topo dele a bandeira da Santíssima Trindade e entregue ao festeiro do próximo ano. Tocando caixa, cantando, bebendo gengibirra e soltando foguetes o povo acompanha o próximo festeiro até sua casa, onde a bandeira ficará guardada em lugar especial até o próximo ciclo.