segunda-feira, 29 de junho de 2009

Nota oficial do Sindjor/AP

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado Amapá

NOTA OFICIAL
As diretorias do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amapá (Sindjor/AP) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público se solidarizar com o jornalista Douglas Lima, editor-chefe do jornal Diário do Amapá, vítima de assédio judicial por parte da empresa de mineração Ecometals, representada no Amapá pelo senhor Paulo Fernando Lisboa.

O profissional responde a dois processos movidos pela empresa por divulgar matérias jornalísticas baseadas em denúncias feitas à Justiça Federal, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, sobre supostas irregularidades praticadas no comércio de mineração.

É lamentável a freqüência com que muitas pessoas em todo o país tentam proibir a divulgação de informações pelos meios de comunicação. É um mal praticado com prejuízo para a liberdade de expressão. Não custa lembrar que os grandes prejudicados pela censura são os cidadãos, privados do seu direito de serem livremente informados.

O Sindjor espera que a Justiça atente para a verdade e não deixe prosperar a indústria da indenização. O caso trata-se de uma afronta à Constituição, de cerceamento do direito de informar e de ser informado e de censura, inimaginável no estado democrático.

O Sindjor protesta, mais uma vez, contra esse tipo de tentativa de impor censura ao profissional do jornalismo e, consequentemente, ao veiculo de comunicação, desrespeitando a Constituição.

Macapá, 29 de junho de 2009.

Volney Oliveira

Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amapá
Vice-Presidente Regional da Federação Nacional dos Jornalistas