sexta-feira, 7 de março de 2008

Garimpo - 3 mortos e 2 desaparecidos

O diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral no Amapá, Celso Marques Junior, confirmou agora há pouco que três pessoas morreram soterradas hoje no garimpo de Lourenço e duas estão desaparecidas.
A mina, de acordo com Marques Junior, estava interditada desde setembro do ano passado, mas os garimpeiros não obedeciam a proibição e conseguiam entrar na área, explorando clandestinamente o ouro. O DNPM espera que agora, com o apoio do Exército, possa lacrar definitivamente a mina.
Sem estrutura, o DNPM-AP pediu ajuda às mineradoras MMX e MPBA. As duas mineradores forneceram aeronaves para que dois engenheiros de minas e técnicos do DNPM se deslocassem para a área, mas, por causa das fortes chuvas as equipes ainda não chegaram no Lourenço. Estão no munícipio de Pedra Branca de onde, só amanhã, seguirão para o garimpo se as condições meteorológicas forem favoráveis.
Sem avião, o Corpo de Bombeiros Militar mandou, via terrestre, três oficiais e uma guarnição de dez soldados, que também ainda não chegaram na área.