sexta-feira, 28 de março de 2008

Primeiro mosteiro do Amapá inaugura domingo

Inaugura no domingo, 30 , o primeiro o mosteiro do Estado do Amapá. A Missa Solene de benção do templo, presidida por Dom Pedro José Conti, ocorre às 16 horas, na capela do mosteiro dedicada à Santa Verônica Giuliani, fundadora da ordem das irmãs Clarissas Capuchinhas, e Francisco de Assis, fundador da ordem dos Frades Capuchinhos.
As irmãs Clarissas Capuchinhas chegaram ao Amapá em agosto de 2003, a convite do bispo Dom João Risatti, com o objetivo de fundar o mosteiro. Em dezembro do mesmo ano a pedra fundamental da obra foi lançada e abençoada por Dom Carlos Verzeletti, na época administrador apostólico da Diocese de Macapá.

A vocação das Irmãs Clarissas é voltada para a vida enclausurada e contemplativa, animadas pelo carisma de oração da fundadora da ordem Santa Verônica Giuliani. São sete orações diárias com a liturgia das horas realizadas em grupo, obedecendo fases do chamado de acordo com o grau de experiência religiosa.

Além das orações as irmãs Capuchinhas possuem outras atividades no mosteiro, como a produção de artesanato de imagens sacras, confecção de velas e a preparação de polpas das frutas que são cultivadas em um pomar, na área externa do mosteiro. Todos esses produtos são comercializados.

A beleza do lugar onde foi construído o mosteiro encanta, seja pelo capricho dos jardins, a água límpida do lago e a harmonia da casa de retiro, primeiro abrigo das irmãs. É um cenário perfeito para as Clarissas que precisam de silêncio para viver em oração e contemplação. A capela é uma verdadeira obra de arte, com pinturas do frei capuchinho Eldin, que se inspirou no crucifixo de Frei Damião e nos apóstolos de Jesus.

O mosteiro das irmãs Capuchinhas, o primeiro do Amapá, está localizado no km 9 da rodovia que liga as cidades de Macapá a Santana, com a entrada atrás do posto de gasolina. Para chegar ao mosteiro é só seguir as setas espalhadas ao longo da estrada. (Célia Souza e Oscar Filho, da Pastoral da Comunicação)