segunda-feira, 6 de abril de 2009

Nota de Esclarecimento do Sindjor

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amapá
Nota de Esclarecimento

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amapá – Sindjor/AP – vem a público esclarecer a confusão causada pelo estudante de jornalismo Carlos Lima que atua no Jornal A Gazeta. Em duas matérias assinadas no referido jornal (sexta-feira, dia 3, e sábado, dia 4), Carlos Lima, distorce e deturpa informações, numa clara tentativa de jogar profissionais de encontro à direção desta entidade e vice-versa.

Não estamos entendendo onde pretende chegar o inexperiente aluno que muito precisa aprender sobre jornalismo. Na primeira matéria, ele divulga versões e acusações, sem ouvir o outro lado envolvido na questão, princípio este, fundamental do jornalismo.

Garantido o direito de resposta ao Sindjor, o aprendiz, ao tentar consertar seu erro, comete outros muitos mais graves. No texto, Carlos Lima mostra que não tem discernimento, não sabe o que é apuração e muito menos interpretação.

Usando de má fé, o estudante inventa e coloca palavras na boca do presidente Volney Oliveira, demonstrando total irresponsabilidade no trato com a informação e, mais uma vez, tenta deixar a presidência da entidade em situação desconfortável perante a categoria.

Uma frase entre aspas significa que está escrito foi dito “ipisis litteris”. Em nenhum momento na conversa com Carlos Lima foi falada a palavra bingo, nome de qualquer ex-diretor, assim como, dado a garantia de construção da sede própria, através de bingos.

Por tudo isto, a diretoria pede à categoria dos jornalistas e à sociedade amapaense que desconsiderem tudo o que foi escrito pelo estudante que não é estagiário de jornalismo e muito menos jornalista profissional, pois não possui os mais elementares requisitos para exercer a profissão.

Macapá, 04 de Abril de 2009.

A direção