sábado, 18 de julho de 2009

Cuidado! Cerveja que vem pro Amapá está contaminada

Tá no sítio do Ministério Público do Maranhão

Vigilância Sanitária interdita setor de engarrafamento da Ambev

No setor de engarrafamento da Ambev, são produzidas as cervejas em garrafas de 600ml das marcas Brahma, Antartica e Skol. Os produtos são distribuídos para todo o Maranhão e também para os estados do Pará e do Amapá.
A Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão interditou, na manhã do dia 15 (quarta-feira), a área de engarrafamento de cervejas, da fábrica da Ambev, localizada no Distrito Industrial de São Luís, durante vistoria organizada pelo Ministério Público do Maranhão. Ausência de limpeza e de segurança no setor foram alguns dos problemas encontrados. O Corpo de Bombeiros também participou da inspeção, tendo constatado outras irregularidades. A empresa só retomará as atividades normais depois que sanar todos os problemas apontados pelos órgãos.

A promotora de Justiça Lítia Cavalcanti, titular da 15ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos do Consumidor, aguardará os relatórios oficiais da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros para tomar as medidas judiciais necessárias contra a Ambev, tanto na esfera cível quanto na criminal.

Lítia Cavalcanti informou que a vistoria foi motivada por denúncias de consumidores enviadas ao Ministério Público, que revelaram a presença de insetos em cervejas das marcas Skol e Brahma. A contaminação dos produtos foi confirmada, depois de análise do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim). Dois inquéritos já foram instaurados pela Promotoria do Consumidor para apurar as irregularidades.

“A inspeção só confirmou a causa da presença dos insetos nas garrafas: a sujeira no setor de engarrafamento”, declarou a promotora.

Lítia acrescentou que o Ministério Público não vai permitir que a saúde do consumidor seja ameaçada. “Temos que garantir um produto de qualidade, de acordo com as especificações apresentadas no rótulo”, completou.

Segurança
Durante a vistoria, o Corpo de Bombeiros verificou a ausência de manutenção dos hidrantes e do sistema de pára-raios e a inexistência de sinalização de emergência. Fios elétricos expostos também foram encontrados. O órgão ofereceu dois dias para a empresa apresentar um projeto de rede de segurança contra incêndio. Depois de aprovado, o Corpo de Bombeiros verificará se o plano foi executado. Caso contrário, também poderá interditar o referido setor da fábrica.

No setor de engarrafamento da Ambev, são produzidas as cervejas em garrafas de 600ml das marcas Brahma, Antartica e Skol. Os produtos são distribuídos para todo o Maranhão e também para os estados do Pará e do Amapá. A interdição não afetará a produção de chope nem de latas de cerveja.

Qualidade
No laboratório da fábrica, a Vigilância Sanitária encontrou produtos químicos com prazo de validade vencido, uma ameaça à qualidade das cervejas produzidas.