sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O debate

A TV Tucuju (Rede TV) realizou hoje o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Macapá. Dos sete candidatos apenas um não compareceu: Roberto Góes (PDT). Primo e candidato do governador Waldez Góes, Roberto Góes, segundo sua assessoria, está no Rio de Janeiro participando de uma reunião da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele é presidente da Federação Amapaense de Futebol.

Com duração de duas horas (das 12h às 14h), o debate foi considerado morno, com poucos momentos de “alfinetadas” entre os candidatos.

Joiville Frota, do PSTU, atribuiu a caos na saúde, na educação e no transporte ao presidente Lula, ao prefeito João Henrique (PT) e ao governador Waldez Góes (PDT) e quis saber se a candidata petista Dalva Figueiredo já passou pelo menos algumas horas internada num posto de saúde para saber o que é não ter atendimento médico nem remédios nas casas de saúde do município. Para Lucas Barreto (PTB), os postos de saúde de Macapá há muito tempo deixaram de ser a esperança da cura e da vida, pois “se transformaram em certeza da morte”.

Sobre o transporte coletivo, Frota – que é presidente do Sindicato dos Rodoviários – disse que o partido de Dalva Figueiredo governa para os empresários e “para a população sobra a passagem cara e para o trabalhador a exploração”. Também tratando do assunto Moisés Souza (PSC) denunciou que políticos recebem propina das empresas de transporte coletivo. “Os políticos vão lá, eles mesmo, nas empresas de ônibus buscar as propinas”, disparou Souza, mas não citou nomes.
Deputada federal e ex-governadora, Dalva Figueiredo (PT) usou a maior parte de seu tempo para falar dos recursos que consegue pra Macapá através de emenda parlamentar. Outra deputada federal candidata, Fátima Pelaes (PMDB), também falou das emendas que teve aprovadas e reclamou que esses recursos não estão sendo transformados em qualidade de vida. Ela se intitulou a “única candidata com capacidade para resolver os problemas de infra-estrutura da cidade” porque sabe onde buscar recursos financeiros pela experiência que tem como deputada federal. Já Camilo Capiberibe (PSB) falou das experiências positivas do PSB, quando o partido governou o Amapá por quase oito anos. Experiências que podem ser aplicadas no município.

GAFE
A única gafe registrada no debate partiu da candidata Fátima Pelaes (PMDB). Ela deveria fazer uma pergunta sobre trânsito ao candidato Joiville Frota, mas perguntou sobre habitação. Mesmo sendo chamada a atenção pelo apresentador, não mudou de assunto.

AUSÊNCIA
Todos os candidatos lamentaram a ausência de Roberto Góes, que faz parte da maior coligação e terá o maior tempo de rádio e televisão no horário eleitoral. Na opinião de alguns, o que faltou a Góes foi coragem para debater os problemas de Macapá. “Se ele não tem coragem de participar de um debate, como terá coragem de enfrentar os problemas do município?”, perguntou Lucas Barreto.