sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A pesquisa do Ibope

A primeira pesquisa do IBOPE Inteligência sobre a disputa pela prefeitura de Macapá indica que Roberto Góes (PDT) e Camilo Capiberibe (PSB) dividem a preferência do eleitorado, com 28% e 24% das intenções de voto, respectivamente. Fátima (PMDB) e Professora Dalva (PT) aparecem em seguida, rigorosamente empatadas, com 8%. Brancos e nulos somam 8% e 11% dos eleitores afirmam estar indecisos, enquanto outros 4% preferem não responder. As entrevistas em Macapá foram realizadas entre os dias 8 e 10 de agosto.

Na pergunta sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Roberto Góes é mencionado por 19% dos eleitores, contra 12% que declaram intenção de votar em Camilo Capiberibe. Nesse cenário, quase a metade dos eleitores (45%) afirma não saber em quem votar.

Rejeição
Os candidatos que lideram as intenções de voto são também aqueles com as maiores rejeições: 24% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Roberto Góes e 21% em Camilo Capiberibe. Outros três candidatos vêm logo em seguida: Frota tem 20% de rejeição, Professora Dalva tem 18% e Fátima, 14%. Os demais apresentam rejeição inferior a 10% e apenas 2% declaram que votariam em qualquer um dos postulantes.

Próximo prefeito
O IBOPE Inteligência também perguntou aos eleitores quem eles acham que será o próximo prefeito, independentemente de sua preferência. A percepção
de metade dos entrevistados (50%) é que Roberto Góes será eleito, e outros 12% acreditam que o vencedor será Camilo Capiberibe.

Avaliação da administração
A administração do prefeito João Henrique é considerada ruim ou péssima por 58% dos eleitores, regular por 29% e ótima ou boa por 11%.

Ficha técnica
Período de campo: A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de agosto de 2008.
Tamanho da amostra: Foram entrevistados 504 eleitores.
Margem de erro: É de quatro pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: Rádio TV do Amazonas Ltda.
Registro: Pesquisa registrada sob número 5.907/2008 na 10ª Zona Eleitoral de Macapá/AP.