quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Cantoria no Lago

O cantor e compositor amapaense Osmar Júnior comemora 30 anos de carreira. Para marcar as três décadas de produção musical o artista escolheu a farta e preservada natureza do Amapá como o sonoro cenário para as gravações de "Piratuba, A cantoria no Lago". Este é o titulo do seu novo projeto que inclui DVD, CD, livro e site comemorativos pelos seus 30 anos de música.

As gravações serão a partir da próxima semana na Reserva Biológica (REBIO) do Lago Piratuba, localizada ao Norte do Amapá, à margem esquerda do rio Araguari, com área de cerca de 400.000 hectares conservados e ricos em biodiversidade, localizados nos municípios de Cutias, Tartarugalzinho e Amapá, bem ao lado da Vila do Sucuriju, também cenário para o trabalho.

Os produtos serão lançados conjuntamente no Brasil e fora do país. O repertório de "Piratuba, A cantoria no Lago" inclui desde os ritmos mais originais do Estado do Amapá a riff´s pop´s, mas sempre com suingues da cultura amapaense amazônica.

A escolha do local das gravações não é por acaso. Foi no Lago Piratuba e na Vila do Sucuriju que os avós e bisavós de Osmar Júnior viveram grande parte de suas vidas. Desses dois lugares transmitiram a ele a grandiosidade, a beleza e a simplicidade da vida, mas acima de tudo, o respeito pela natureza. Nessa busca de comunicar-se com o passado para fazer respeitar o presente e o futuro através de suas novas músicas, a maioria em parceria com o compositor, escritor e sociólogo Fernando Canto. O repertorio é composto por 10 músicas inéditas e "Igarapé das mulheres", considerada um hino da música amapaense.

A captação de áudio será direta do ambiente do Lago Piratuba, para captar a diversidade de timbres e sons da natureza. Osmar vai usar voz e violão neste trabalho que pretende ser mais um de seus cantos em defesa da preservação da biodiversidade do Amapá e da Amazônia. Para o DVD, as imagens serão gravadas em sistema digital (High Definition), a mais avançada tecnologia para captação e tratamento de imagens.

Pra fazer os arranjos das músicas de Osmar Júnior e Fernando Canto foi convidado o maestro Joaquim França, amapaense, compositor e músico regente de orquestras sinfônicas, que já trabalhou em alguns estados brasileiros e atualmente mora em Brasília. O maestro trabalhou nos arranjos durante o ano e prepara a orquestra sinfônica e um coro para gravar as músicas com os arranjos em um estúdio de Brasília. O trabalho será mixado com as gravações originais do som ambiente e do Osmar, feitas no Lago Piratuba.

O trabalho, com incentivo e apoio total do Governo do Amapá, que lançou na Europa o estado como corredor da biodiversidade amazônica, e do Governo Federal, através do IBAMA e do Instituto Chico Mendes, é considerado um dos maiores projetos musicais individuais da Amazônia.

Para a "expedição" ao Lago Piratuba serão levadas 15 pessoas, incluindo as equipes de produção executiva, gravação do DVD e do CD, e mais os pescadores da Vila do Sucuriju. Eles já vivem uma grande expectativa para conhecer o artista. Muitos acreditam que até são seus parentes. Os pescadores vão trabalhar como guias no apoio de transporte e alimentação das equipes.

O Projeto "Piratuba, A Cantoria no Lago" é constituído também de um livro sobre toda a trajetória musical e de vida de Osmar Júnior nos últimos 30 anos. O livro está sendo escrito por seu amigo e parceiro, o sociólogo Fernando Canto, compositor e escritor reconhecido em várias cidades do Brasil por sua obra literária, musical e análise em suas crônicas sociais já publicadas em vários jornais de Belém e Macapá.

"Piratuba, A Cantoria no Lago" é a vida presente em 30 anos de carreira de Osmar Júnior. É a descoberta da essência de sua ancestralidade, de um passado pertinho e também distante, que veio de longe e se instalou na alma do compositor. Pois é no "Piratuba", essencialmente em suas águas claras de lago, e especialmente nas águas barrentas dos rios Sucuriju e Amazonas, onde a vida se renova, se recria e se recicla em ovas de peixes e óvulos de deusas amazônicas em pleno amálgama do estuário amazônico e do rio Araguari, que se espraiam até o mar, que a música de Osmar Júnior também se renova.

"Piratuba" é a fartura líquida que alimenta sonhos, homens e mulheres do Amapá amazônico, alimenta pássaros, aves, flores, peixes, crustáceos, jacarés, quelônios, folhas, árvores, insetos, a música do ar e da água, a música da fartura da vida, como uma Ycatu. "Piratuba" é a água farta, o que renasce das águas como essência e substância da vida que se renova, assim como os peixes sagrados de simbologia fecunda, pela abundância de seus ovos e por sua renovação cíclica, que Osmar Júnior introduz em seu trabalho o cantar de todos os seres do lago, dessa água misteriosa e milagrosa.
É desse canto sagrado de Ycatu, cheio de energia amazônica, que Osmar Júnior pretende revelar a fartura e alegria através de suas novas músicas, dos sons e imagens sonoras do Piratuba, onde nadar e voar soam como cantar divino, a íntima e fecunda relação etnomusical de sua obra com a natureza onde sua alma nasceu, incorporou-se e se encantou para produzir "Piratuba, A Cantoria no Lago". (Jorge Herberth Ferreira)