segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Macapá 250 anos: um novo olhar

Luzes, câmera, criatividade e um novo olhar sobre a cidade. Esse é o essencial para quem quer participar do I Festival de Vídeo Experimental “Fest Vídeo Tucuju”, direcionado para jovens da cidade de Macapá. A coordenação do evento, que tem como tema “Macapá 250 anos: um novo olhar...”, é da Confraria Tucuju em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas-ABD/AP e Sesc/AP, e finaliza a programação de festejos dos 250 anos da cidade de Macapá.
A presidente da Confraria, Telma Duarte, fala que o Festival pretende estimular a produção de vídeos experimentais entre os jovens e mostrar a maneira como eles enxergam a cidade onde moram. “É importante esse olhar jovem sobre a cidade além de ser uma oportunidade de aproximá-los da Confraria, tem que ser quebrado esse preconceito de que a Confraria é pra pessoas idosas, os jovens podem e devem fazer parte dela”,diz a presidente.
O Festival será dividido em duas categorias, Câmera Amadora e Câmera Celular, em duas faixas etárias, 12 a 16 e 17 a 21. Só poderão concorrer vídeos inéditos e editados em computador domiciliar com programa amador, tendo no máximo 3 minutos. “Seria desleal abrirmos para quem já tem experiência ou melhores recursos para a produção de seu filme, estamos dando aos estudantes uma oportunidade específica para amadores”, fala Telma.
As inscrições estão sendo feitas na Confaria Tucuju, no Largo dos Inocentes, atrás da Igreja São José até 28 de novembro. O Festival será dia 5 de dezembro.

(Mariléia Maciel, da Assessoria de Comunicação)