quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Hoje tem Caminhada Zumbi e Missa dos Quilombos

Começa hoje, 20, a programação da Semana da Consciência Negra-XIV Encontro dos Tambores em Macapá. O evento reúne comunidades de afro-descendentes de todo o Amapá para homenagear Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, considerado um dos maiores defensores das causas envolvendo negros e negras.
A festa é uma mostra das tradições e fortalecimento da cultura afro de cada comunidade, incluindo a arte mostrada com a capoeira; religião, através dos cultos de matizes africanas como candomblé, umbanda e tambor de mina; culinária e artesanato e as danças tradicionais como marabaixo, batuque, zimba, tambor de crioula e sairé.
A programação será aberta com a Caminhada Zumbi dos Palmares, que sairá às 17h da Praça da Bandeira e segue até o Centro de Cultura Negra. Às 20h tem início a Missa dos Quilombos e logo após o Rufar dos Tambores.
Nos dias 21, 22 e 23 as 33 comunidades se apresentam no anfiteatro do Centro de Cultura Negra. Ainda no dia 22, antes das apresentações, será mostrado o documentário Marabaixo:Um Ciclo de Fé, Amor e Esperança.
No penúltimo dia, segunda-feira, haverá a apresentação das escolas de samba de Macapá e no dia 25, a programação encerra com o show de Lecy Brandão acompanhada de sua banda
Toda a programação será no Centro de Cultura Negra, no Laguinho.
(Mariléia Maciel, da Assessoria de Comunicação-UNA)