Hoje tem Marcha das Josys
É hoje, com saída às 16h do Campo Paraíso e chegada na Praça Cívica, a “Marcha das Josys”, movimento que denuncia a violência contra mulheres em Santana – o segundo maior município do Amapá e um dos mais violentos. A Marcha todo ano reúne uma multidão de homens e mulheres de todas as idades, integrantes de movimentos socais, segurança pública, pastorais e lideranças comunitárias que caminham pelas ruas de Santana.
Josycléia Guimbal, a Josy, era professora, tinha 30 anos quando foi assassinada com uma facada pelo seu ex-marido, que não aceitava a separação. O crime aconteceu em 2003, o assassino foi preso em flagrante pela população e entregue à polícia, ele ficou um ano na Penitenciária onde foi assassinado.
O crime comoveu a cidade e em 2005, a família de Josy com o apoio da Coordenadoria de Políticas Para Mulheres da Prefeitura de Santana, movimentos sociais e igrejas movimentam a cidade com a Marcha das Josys. Este ano a coordenadora de Políticas Para Mulheres, Isameire Cunha, estima que aproximadamente 5 mil pessoas participarão da Marcha.
(Com informações de Mariléia Maciel, assessora de comunicação)
|