quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Blogueiros lançam projeto de incentivo à leitura

Blogueiros do Amapá lançaram um interessante projeto de incentivo à leitura. Trata-se do "Livro Livre". A idéia foi do professor universitário, escritor e jornalista Ivan Carlo, do blog Idéias de Jeca-Tatu.
Ivan Carlo explica que "os participantes deixam livros em locais públicos, para serem lidos por quem quiser. Na contracapa do livro colada uma descrição do projeto e um pedido para que a pessoa abandone esse livro em um local público, para ser lido por outra pessoa." Assim, livros que estão "presos" nas estantes são libertados, o que garante a circulação do livro permitindo que o maior número possível de pessoas tenha acesso a obras de vários gêneros sem qualquer custo.
O livro que for "libertado" terá afixado em sua contracapa o seguinte texto:
"PROJETO LIVRO LIVRE AMAPÁ
ESTE LIVRO NÃO PODE SER VENDIDO
Este livro faz parte de um projeto de incentivo à leitura patrocinado e divulgado pelos blogueiros amapaenses. A idéia é que a leitura é algo que deve ser democratizado, portanto quanto mais pessoas lerem, melhor. O conceito é inspirado no bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e Europa que já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países.
Leve este livro para casa, leia-o e depois liberte-o em local público, para que ele seja lido por outra pessoa.
Se gostou da obra, deixe um comentário em um dos blogs participantes. Se quiser participar também, libertando outros livros, é só deixar um comentário em um dos blogs que entramos em contato."


Por enquanto 12 blogs participam do projeto, mas outros podem aderir a qualquer momento.

Eis os blogs participantes:
Alcinéa Cavalcante
Amapa.Net
Blog do Diniz Sena
Blog do Odair
Blog do Osvaldo Simões
Blog Papos de Juventude
Cotidiano de uma Grande Família
Idéias de Jeca-tatu
Neste Instante
Papo de homem
Revelações de minh'Alma
Rostan Martins

A relação dos livros já libertados você confere no blog http://livrolivreap.blogspot.com