domingo, 7 de junho de 2009

Desde os tempos da vovó

Leitor assíduo do blog, Wellinton Santos manda uma seleção de expressões que escutava, quando criança, de seus avós.
Mas até hoje a gente escuta e fala essas coisas.

Confere aí:

Do tempo que minha avó era moça!
Significado: coisa bem antiga mesmo.
(Hoje se diz mais assim: Do tempo que minha avó era virgem)


Não tem nem pixé!
Significado: acabou tudo, ate o cheiro.

Mas era só o que faltava!
Significado: de jeito nenhum

Agora sim!
Significado: dito com ênfase se entende que deu tudo errado.

Feiosa velha!
Significado: linda

Fraco velho!
Significado: muito forte

Esse lindo não!?
Significado: pessoa feia e ou estranha.

Gornido.
Significado: apertado.

Estiou!
Significado: a chuva passou.

Retrete
Significado: banheiro, wc, privada
(A minha avó dizia "sintina")


Casa de força
Significado: idem

Casinha
Significado: ibidem


Vendendo o almoço pra comprar a janta!
Significado: a coisa ta feia,sem dinheiro.

Estorde
Siginificado: engraçado,estranho

Pávulo
Significado: metido a besta

Chibante
Significado: audacioso

Idéia de jerico
Significado: coisa absurda

Só na cabeça de quem cabe!
Significado: coisa que ninguém deve acreditar.

Meu rico irmão!
Significado: meu amigo, meu camarada!

Laia
Significado: indole, conduta

Quem muda de terra, muda de condição!
Significado: em um outro lugar a vida vai ser bem melhor.

Quem muito se abaixa a bunda aparece.
Significado: não se pode baixar a cabeça pra tudo.

Essa foi de cano de ferro!
Significado: Espanto geral, grande acontecimento.

Eu hein rosa !?
Siginificado: comigo não, não sei de nada.

Não dá nem pro do jaraqui!
Significado: o dinheiro está cada vez mais curto.

Ele é muito pândego.
Significado: engraçado,divertido

Não ofende a comida que come.
Siginificado: é uma pessoa calma, tranquila.

Não vale o que o gato enterra!
Significado: não vale nada,nem m...

Vou na pátria amada!
Significado:Vou a pé.

Tô naquela do tio guarda!
Siginificado: estou muito cansado

Tô liso,leso e louco,comprando fiado e pedindo troco!
Siginificado: completamente sem dinheiro.

Nao mete um prego numa barra de sabão!
Significado; não faz nada da vida

Essa é do tempo do ronca!
Siginificado: coisa muito antiga