sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Hoje tem Nonato Leal no Largo dos Inocentes

No final da década de 20, nascia na cidade de Vigia, estado do Pará, o professor, músico e compositor Nonato Leal. Festejado no meio artístico e amado pelo público por seu virtuosismo ao violão, Nonato se apresentou em público pela primeira vez aos dez anos tocando violino. Na adolescência aprendeu a tocar banjo, bandolim, violão tenor e viola. Aos 19 anos compôs sua primeira música, Tauaparanassu. Em seguida partiu para a capital paraense e passou a fazer parte do cast artístico da PRC-5 Rádio Clube do Pará.

Nos anos 50 adotou o Amapá e passou a compor o cast da Rádio Difusora de Macapá. Na terra dos Tucujus foi convidado inúmeras vezes para acompanhar grandes nomes da Música Popular Brasileira, que se apresentavam no ex-território federal como Ângela Maria, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano, Carmem Costa, Carlos Galhardo e João do Vale. Pelas mãos do Maestro Oscar Santos, o autodidata Nonato Leal se tornou formalmente professor de música. O artista tem presença registrada nos mais importantes acontecimentos culturais do Amapá nas últimas décadas. Festivais de música, feiras de arte, programas de rádio e onde mais a música chamar por ele. Com mais de 60 anos de carreira, Nonato Leal tem dois CDs gravados, Lamento Beduíno e Coração Popular.

No projeto Concertos de Verão, Nonato Leal se apresentará com o filho Venilton Leal, também músico talentoso. Será o quinto concerto, iniciando e agenda do mês de setembro. Os concertos de música instrumental são uma iniciativa da Confraria Tucuju para formar platéia para esse gênero musical, que hoje cresce no Amapá. Tem apoio da Coordenadoria de Cultura do Município e da Secretaria de Cultura do Estado. Já se apresentaram no Largo dos Inocentes os grupos Clarinetada, Amazon Music, Marinaldo Martel Quarteto e Lolito do Bandolim e Regional do Meio do Mundo.

(Márcia Corrêa, da assessoria de comunicação da Confraria Tucuju)