quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Operação Resplendor prende dois delegados da PF

Rio de Janeiro - A Polícia Federal prendeu 23 pessoas hoje (25), entre elas o delegado federal titular de Volta Redonda (RJ), César Augusto Gomes Gaspar, e o delegado substituto Gustavo Steel, quatro policias federais, dois civis e 12 empresários. Eles são acusados de corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.

De acordo com as investigações, o grupo fazia o transporte clandestino de combustíveis entre Rio e São Paulo e sonegava impostos usando notas fiscais frias. A quadrilha, que também adulterava o produto, pagava cerca de R$ 30 mil por mês como propina para os policias.

Segundo o superintende regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Valdinho Jacinto Caetano, as investigações começaram há cerca de seis meses, depois de constatada a baixa produtividade da delegacia da PF em Volta Redonda.

"Nós detectamos um entraleçamento de empresários que faziam sonegação fiscal no transporte de combustíveis com policiais federais, civis, militares e alguns fiscais da Receita Federal. Eles usavam notas fiscais frias, notas já utilizadas ou passavam sem nota fiscal nenhum. Os policiais, sabendo disso, faziam falsas blitzen e extorquiam dinheiro. Em um segundo momento, isso não era necessário, eles cobravam uma taxinha, que era paga mensalmente para esses policiais, e o trânsito desses caminhões era livre."

Durante a operação, foram apreendidas carretas que faziam o transporte irregular e R$ 20 mil na casa de um dos policias federais preso. No total, foram expedidos 40 mandados de prisão preventiva. Também foram denunciados quatro fiscais da Secretaria da Receita Federal, dois motoristas de caminhões e um policial militar de São Paulo, mas não há mandado de prisão preventiva para eles.

Jacinto Caetano nomeou Antonio Lino Ribeiro como novo delegado titular de Volta Redonda. O delegado substituto deve ser nomeado ainda esta semana.

(Fonte: Agência Brasil)