sexta-feira, 3 de julho de 2009

Lula e Sarney se encontram hoje

Do Portal G1:

Lula confirma a senadores do PT que se reunirá com Sarney
Encontro será nesta sexta-feira


Jeferson Ribeiro
Do G1, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou para senadores petistas numa reunião que durou cerca de quatro horas nesta quinta-feira (2) que se encontrará com o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), nesta sexta-feira (3). Contudo, os parlamentares saíram do encontro sem dar detalhes sobre a discussão travada com Lula sobre a crise política do Senado.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi escolhido como porta-voz dos demais petistas para informar que o líder da bancada, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), concederá uma entrevista na manhã desta sexta-feira para contar os detalhes do encontro com Lula.

A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT-AC), se limitou a dizer que no encontro a maioria da bancada voltou a dizer ao presidente Lula que Sarney devia se afastar temporariamente do cargo. Os senadores petistas já tinham pedido a licença temporária de Sarney, mas depois recuaram.

“Nós dissemos ao presidente aquilo que já havíamos expressado, que é o sentimento da maioria da bancada, que é pelo afastamento temporário”, afirmou Marina sem sair do carro. O G1 tentou entrar em contato com outros senadores que estiveram presentes ao encontro, mas eles não atenderam as ligações da reportagem.

Suplicy confirmou que Lula se encontrará com Sarney, mas não disse em que horário. “Haverá uma reunião do presidente Lula com o presidente Sarney amanhã [sexta-feira]”, revelou.

Segundo ele, Lula ouviu o posicionamento individual de cada um dos senadores petistas. Contudo, ele não contou qual foi a avaliação feita por Lula da situação política do Senado.